07 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Família de idosa com Alzheimer denuncia prefeitura por descumprir ordem judicial de home care

Foto: reprodução
Postado em: 29/01/2024

Compartilhe esta notícia:

A família de uma idosa de 78 anos, com quadro de Alzheimer, procurou a redação do Ipa Online para reclamar que a Prefeitura de Sorocaba ainda não cumpriu decisão judicial que determina que ela receba cuidados home care (na própria residência). 


O prazo para cumprimento da sentença durou 10 dias, mas até o momento, nada foi feito por parte do Poder Público, reclama o filho de Neusa Carvalho Oliveira, que no momento se encontra hospitalizada. "Minha mãe corre alto risco de uma nova infecção ficando no hospital", desabafa ele.

 

Segundo a defesa da idosa, o prefeito e o secretário da Saúde, por descumprirem a decisão, teriam praticado "crime de responsabilidade previsto em lei". Por este motivo, a prisão de ambos chegou a ser pedida.


A primeira decisão judicial consta da data de 28 de dezembro, por meio da juíza Francisca Cristina Müller de Abreu Dall´aglio. Segundo a magistrada, "foi evidenciada a configuração do problema da paciente pelo relatório médico apresentado no ação e pela gravidade da situação da idosa".


Conforme a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) informa que assim que recebeu a demanda em questão, "imediatamente iniciou os trâmites necessários para contratação de empresa especializada, respeitando os fluxos municipais, bem como as legislações pertinentes e Constituição Federal". 

 

A SES ainda alega que tem mantido contato com familiares por meio de aplicativo de mensagens "a fim de assegurar a transparência nos atos e informar o andamento da contratação". Entretanto, prints enviados ao Ipa Online mostram que a última resposta da prefeitura encaminhada à família foi no dia 15 de janeiro. Os familiares voltaram a procurar o Poder Público em duas outras ocasiões posteriores, mas não foram respondidos. 

 

Conclui a prefeitura que "todos os esforços estão voltados para concluir a contração o mais breve possível. Por fim, cabe registrar que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Jurídica (SEJ), se manifestará nos autos oportunamente".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereadora pede inclusão de fila de pacientes aguardando leitos nos boletins covid-19

Defesa da mulher que levou tio morto ao banco pede prisão domiciliar

Suspeitos de tráfico são presos em flagrante com carro furtado

No primeiro dia do ano, Sorocaba registra três novas mortes por covid-19

Até 2,5 milhões podem ter glaucoma no Brasil, diz sociedade médica

Meninas de 10 a 14 anos de idade são maioria das vítimas de estupros