22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ofebas - Demonstração do fluxo de caixa

Postado em: 24/06/2024

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ORGANIZAÇÃO FUNERÁRIA DAS ENTIDADES BENEFICENTES E ASSISTENCIAS DE SOROCABA

OFEBAS - CNPJ 71.483.242/0001-21

BALANÇO PATRIMONIAL

31/12/2023

31/12/2022

ATIVO

 

 

CIRCULANTE

    8.481.234,76  

   8.577.330,54

CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

    5.719.039,31  

   6.431.050,90

Caixa e Bancos

87.359,02

356.649,72

Aplicação financeira

5.631.680,29

6.074.401,18

CRÉDITOS A RECEBER

    1.454.435,15  

   1.112.149,37

Créditos a Receber

1.454.435,15

1.112.149,37

ADIANTAMENTOS

         889.482,55  

        636.181,42

Adiantamentos a Funcionários

5.068,28

6.430,32

Despesas Antecipadas

39.683,91

20.776,21

Adiantamento a Fornecedor

844.730,36

608.974,89

ESTOQUE

         418.277,75  

        397.948,85

Estoque

418.277,75

397.948,85

NÃO CIRCULANTE

  11.267.461,67  

   8.216.981,33

Depósito Caução

8.400,00

8.400,00

Imobilizado

11.259.061,67

8.208.581,33

Intangível

0,00

0,00

TOTAL ATIVO

  19.748.696,43  

,87

 

PASSIVO

 

 

 

   2.214.105,21

CIRCULANTE

    2.572.468,69  

Fornecedores/Contas a pagar

1.061.030,86

415.807,10

Obrigações Trabalhistas/Previdenciaris

673.108,17

540.698,27

Obrigações Tributárias

162.276,01

95.255,99

Outras Obrigações

670.986,66

1.126.970,30

Adiantamentos de Associados

5.066,99

35.373,55

NÃO CIRCULANTE

    2.344.477,01  

   4.829.120,32

Empréstimos e Financiamentos

2.000.000,00

2.000.000,00

Outras Obrigações a Longo Prazo

0,00

1.425.000,00

Provisão para Passivos Contingentes

344.477,01

1.404.120,32

PATRIMÔNIO SOCIAL

  14.831.750,73  

   9.751.086,34

Patrimônio Líquido

9.003.438,65

6.254.099,13

Reserva de Solvência

747.647,69

648.594,47

Superávit/Déficit Apurado

5.044.453,33

2.846.962,12

Ajustes de Exercícios Anteriores

36.211,06

1.430,62

TOTAL PASSIVO

  19.748.696,43  

,87

 

 

As notas explicativas são parte integrantes das demonstrações contábeis.

 

 

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO PERÍODO

 

 

44.926,00

 

45.291,00

RECEITA OPERACIONAL BRUTA FUNERÁRIA

 

Receita de Vendas e Serviços

6.614.293,28

5.460.066,55

 

( - ) CUSTOS/DESPESAS FUNERÁRIA

 

 

Despesas com Pessoal

-3.198.377,04

-2.724.144,95

Serviços Prestados

-1.248.091,43

-628.695,65

Despesas com Utilidade e Ocupação

-145.453,18

-114.540,02

Despesa Material de Uso e Consumo

-387.957,98

-260.839,82

Despesas Administrativas Funerária

-262.736,74

-265.563,70

Despesas Tributárias Funerária

-151.161,85

-138.846,16

Despesas Financeiras Funerária

-62.709,31

-42.865,44

Despesas com Doações

 

 

Despesa Mat e Urnas Funerarias

-1.310.390,84

-1.010.984,43

Perdas no Recebimento de Crédito

0,00

-510,75

Provisão para processos judiciais

-111.482,57

-1.111.269,50

TOTAL CUSTOS/DESPESAS

    -6.878.360,94

-6.298.260,42

 

RECEITA OPERACIONAL BRUTA ASSISTENCIA SOCIAL

 

Serviço Voluntário

97.149,60

34.681,95

 

( - ) CUSTOS/DESPESAS ASSISTENCIA SOCIAL

 

 

Despesas com Pessoal

-1.006.550,97

-791.129,76

Serviços Prestados

-32.792,22

-33.394,44

Utilidade e Ocupação

-6.208,30

-8.494,27

Material de Uso e Consumo

-154.695,09

-147.748,05

Despesas Administrativas

-3.111,76

-8.214,79

Despesas Financeiras

-109,85

0,00

Despesas Tributárias

 

 

Despesas com Doações

-122.515,93

-75.243,13

Despesas Mat e Urnas Funeraria

-32.758,81

-56.381,67

Depreciações

-15.801,52

-26.388,34

Serviço Voluntário

-97.149,60

-34.681,95

TOTAL CUSTOS/DESPESAS ASSISTENCIA SOCIAL

-1.471.694,05

-1.181.676,40

RESULTADO DAS OPERAÇÕES - FUNERÁRIA/ASSISTENCIA SOCIAL

    -1.638.612,11

   -1.985.188,32

 

RECEITA OPERACIONAL BRUTA PRO FAMILY

 

 

Receitas Pro Family

7.476.476,86

6.485.944,68

 

( - ) DESPESAS PRO FAMILY

 

 

Despesas com Pessoal

-991.790,76

-879.917,86

Serviços Prestados

-79.959,11

-59.167,26

Utilidade e Ocupação

-8.149,64

-12.300,27

Material de Uso e Consumo

-7.953,43

-15.452,68

Despesas Administrativas Pro Family

-129.210,94

-135.832,66

Despesas Tributárias Pro Family

-594,74

0,00

Despesas Financeiras Pro Family

-292.754,91

-285.240,66

Despesa Funeraria

-497,00

-1.535,05

 

TOTAL DESPESAS PRO FAMILY                                                                                     -1.510.910,53

-1.389.446,44

RESULTADO DAS OPERAÇÕES - PRO FAMILY                                                             5.965.566,33

     5.096.498,24

 

( - ) DESPESAS ADMINISTRATIVO

 

Despesas com Pessoal                                                                                                           -704.578,92

-496.422,21

Serviços Prestados                                                                                                                       -6.691,43

-6.214,42

Utilidade e Ocupação                                                                                                                -11.825,47

-4.827,72

Material de Uso e Consumo                                                                                                    -13.198,84

-8.031,26

Despesas Administrativas Pro Family                                                                                     -7.406,77

-5.796,28

Despesas Tributárias Pro Family                                                                                                  -155,23

0,00

Despesas Financeiras Pro Family                                                                                                 -115,73

0,00

Despesa Funeraria                                                                                                                            -405,26

0,00

TOTAL DESPESAS ADMINISTRATIVO                                                                                 -744.377,65

-521.291,89

RESULTADO DAS OPERAÇÕES - ADMINISTRATIVO                                                    -744.377,65

       -521.291,89

 

( - ) DESPESAS UNID. EDÉN

 

Serviços Prestados                                                                                                                       -8.000,00

0,00

Despesas Administrativas Pro Family                                                                                     -3.920,80

0,00

Despesas Tributárias Pro Family                                                                                                  -506,01

0,00

TOTAL DESPESAS UNID. EDÉN                                                                                              -12.426,81

0,00

RESULTADO DAS OPERAÇÕES - UNID. EDÉN                                                                  -12.426,81

                      0,00

 

OUTRAS RECEITAS

 

Doações Voluntárias                                                                                                                     6.002,35

24.774,81

Rendas com Vendas do Ativo                                                                                                126.580,00

82.883,10

Receitas Financeiras                                                                                                                 736.254,38

404.403,78

Outras Receitas                                                                                                                            77.988,17

58.613,47

Reversão de Processo Trabalhista e Cível                                                                      1.028.237,55

0,00

Aluguel de Equipamentos                                                                                                          69.077,00

60.564,50

TOTAL OUTRAS RECEITAS                                                                                                 2.044.139,45

631.239,66

 

( - ) OUTRAS DESPESAS

 

Depreciações                                                                                                                             -243.125,66

-200.759,44

Ganhos/Perdas                                                                                                                            -71.140,76

0,00

Doações materiais uso/consumo                                                                                           -10.113,00

-10.502,40

Financeiras Administrativas

 

TOTAL DESPESAS ADMINISTRATIVAS/PATRIM                                                           -324.379,42

-211.261,84

 

SUPERAVIT DA ENTIDADE NO PERIODO                                                                      5.289.909,79

 

     3.009.995,85

 

As notas explicativas são parte integrantes das demonstrações contábeis.

 

 

Organização Funerária Entidades Beneficentes Assistenciais Sorocaba - Ofebas

CNPJ 71.483.242/0001-21

Demonstração das Multações do Patrimonio Liquido

Em 31 de dezembro de 2023

(Valores expressos em Reais)

 

 

Patrimônio Social

 

Superávit / Déficit

 

Reserva de Solvência

 

Total

Patrimônio Liquido

 Saldos em 31 de Dezembro de 2020         

 

   2.414.422,31

 

     1.879.026,31

 

      389.579,91

 

   4.683.028,53

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Saldos em 31 de dezembro de 2021          

 

   4.209.600,20

 

     2.186.562,28

 

      506.531,12

 

   6.902.693,60

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Saldos em 31 de dezembro de 2022          

 

   6.255.529,75

 

     2.846.962,12

 

      648.594,47

 

   9.751.086,34

 

Movimentações do período

 

 

 

 

 

 

 

 

Transferido para o Patrimônio

 

2.846.962,12

 

-2.846.962,12

 

 

 

0,00

Superávit / Déficit do Período

 

 

 

5.044.453,33

 

 

 

5.044.453,33

Reserva de Solvência

 

-99.053,22

 

 

 

99.053,22

 

0,00

Ajustes de Exercícios Anteriores

 

36.211,06

 

 

 

 

 

36.211,06

 Saldos em 31 de dezembro de 2023          

 

   9.039.649,71

 

     5.044.453,33

 

      747.647,69

 

14.831.750,73

 

Organização Funerária Entidades Beneficentes Assistenciais Sorocaba - Ofebas

CNPJ Nº 71.483.242/0001-21

Demonstração do fluxo de caixa

Em 31 de dezembro de 2023

(Valores expressos em Reais)

DESCRIÇÃO

 

2023

 

2022

 

PROVENIENTES DAS OPERAÇÕES

 

 

 

 

Déficit/Superávit

5.044.453,33

 

2.846.962,12

AJUSTES DO RESULTADO LÍQUIDO

 

 

 

 

Ajustes de Exercícios Anteriores

36.211,06

 

1.430,62

 

Depreciação/Amortização

258.927,18

 

227.147,78

RESULTADO LÍQUIDO AJUSTADO

5.339.591,57

 

3.075.540,52

 

I

 

DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

 

 

 

AUMENTO OU REDUÇÃO NOS ATIVOS OPERACIONAIS

-615.915,81

 

-803.862,45

Créditos a Receber

-342.285,78

 

-124.607,11

Adiantamentos

-234.393,43

 

-595.182,09

Estoques

-20.328,90

 

-78.845,65

Despesas Pagas Antecipadamente

-18.907,70

 

-5.227,60

AUMENTO OU REDUÇÃO NOS PASSIVOS OPERACIONAIS

-2.126.279,83

 

5.097.079,06

Fornecedores a Pagar

645.223,76

 

153.527,69

Obrigações Trabalhistas/Previdenciárias

132.409,90

 

28.800,00

Obrigações Tributárias

67.020,02

 

8.451,75

Adiantamentos

-30.306,56

 

26.128,86

Outras Obrigações

-455.983,64

 

784.540,33

Outras Obrigações - LP

-1.425.000,00

 

4.095.630,43

Provisão para Passivos Contingentes - LP

-1.059.643,31

 

0,00

CAIXA LÍQUIDO GERADO PELAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

2.597.395,93

 

7.368.757,13

 

II

 

DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS

 

 

 

 

Aquisição de Imobilizado

-3.364.757,59

 

-3.599.260,59

 

Baixa de Imobilizado

85.368,86

 

100.000,00

 

Baixa de Depreciação

-15.728,10

 

-57.333,10

 

Ajuste de Imobilizado

-14.290,69

 

0,00

CAIXA LÍQUIDO APLICADO NAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS

-3.309.407,52

 

-3.556.593,69

 

III

 

DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS

 

 

 

 

Empréstimos e Financiamentos

0,00

 

0,00

 

Recebimentos de partes relacionadas

 

 

0,00

CAIXA LÍQUIDO GERADO PELAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS

0,00

 

0,00

 

AUMENTO OU REDUÇÃO NO SALDO DE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

 

-712.011,59

 

 

3.812.163,44

 

CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA NO INICIO DO EXERCÍCIO

6.431.050,90

 

2.618.887,46

 

CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA NO FIM DO EXERCÍCIO

5.719.039,31

 

6.431.050,90

AUMENTO OU REDUÇÃO NO SALDO DE CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA

-712.011,59

 

3.812.163,44

 

 

 

 

 

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2023 E 2022

(Valores expressos em reais)

 

NOTA 1 - CONTEXTO OPERACIONAL

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba, também designada OFEBAS, é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, fundada em 23 de novembro de 1966, com duração por prazo indeterminado, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, constituída pela união de outras entidades denominadas como Instituidoras Fundadoras, voltada à realização de finalidades sociais, notadamente de orientação, educação e proteção à família, maternidade, à infância, à adolescência e a velhice.

A OSC está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba, sob o nº 155 e oferta serviços de assessoramento e defesa e garantia de direitos conforme resolução CNAS 27/2011 e demais legislações pertinentes.

Possui o reconhecimento de utilidade pública municipal - lei nº 1.593 de 30/12/1969, utilidade pública estadual lei nº 2.161 de 08/11/1979 e está inscrita no cadastro estadual de entidades – CEE.

NOTA 2 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Na elaboração das Demonstrações Contábeis de 2023, a OSC, adotou a Lei n° 11.638/2007, Lei 11.941/09 que alteraram artigos da Lei n° 6.404/76 em relação aos aspectos relativos à elaboração das demonstrações contábeis.

As demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, características qualitativas da informação contábil, Resolução CFC n° 1.121/08 que aprovou a NBC T 1, que trata da Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, Resolução CFC n°. 1.376/11 (NBC TG 26), que trata da Apresentação das Demonstrações Contábeis, Deliberações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em especial a Resolução CFC n° 1.409/12 que aprovou a ITG 2002 para as Entidades sem Finalidades de Lucros, que estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação, de registros dos componentes e variações patrimoniais e de estruturação das demonstrações contábeis, e as informações mínimas a serem divulgadas em nota explicativa das entidades sem finalidade de lucros. Sendo elas apresentadas de forma comparativa com o ano anterior. As Receitas, custos e despesas foram contabilmente escrituradas pelo regime de competência.

NOTA 3 – FORMALIDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A OSC mantém um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, por meio de processo eletrônico. O registro contábil contém o número de identificação dos lançamentos relacionados ao respectivo documento de origem, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.

As Demonstrações Contábeis, incluindo as Notas Explicativas, elaboradas por disposições legais e estatutárias, serão transcritas no “Diário” da OSC. A documentação contábil da OSC é composta por todos os documentos, livros, papeis, registros e outras peças, que compõem a escrituração contábil. OSC mantem em boa ordem a documentação contábil.

NOTA 4 - PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS

  1. Moeda funcional e de apresentação

As demonstrações contábeis estão apresentadas em reais que é a moeda funcional da OSC.

b)  Estimativas Contábeis

A elaboração de demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil requer que a Administração use de julgamento na determinação e registro de estimativas e premissas que incluem a provisão para contingência e provisão para créditos de liquidação duvidosa. A liquidação das transações envolvendo essas estimativas poderá resultar em valores diferentes dos estimados, devido a imprecisões inerentes ao processo de sua determinação. A OSC revisa as estimativas e premissas, pelo menos anualmente.

c)  Ativo Circulante

São registrados pelo valor de custo de aquisição, acrescidos, quando aplicáveis, dos rendimentos e das variações monetárias auferidas.

d)  Ativo Não Circulante – Imobilizado

São registrados pelo custo de aquisição, deduzidos as respectivas depreciações acumuladas, calculadas pelo método linear de acordo com a vida útil econômica estimada dosbens. Conservação e manutenção, quando ocorridos são reconhecidos em contas de resultado.

e)  Passivo Circulante e Não Circulante.

São demonstrados por valores conhecidos ou calculáveis, acrescidos, quando aplicáveis, dos correspondentes encargos e variações monetárias incorridos até a data do balanço. Os valores que serão realizados ou liquidados após o encerramento do exercício social ou que ocorram nos próximos 12 meses, são demonstrados como não circulantes.

f)  Despesas e Receitas

As Receitas e despesas são registradas observância ao Regime de Competência dos exercícios, em que se destacam:

As receitas da OSC são obtidas, através da prestação de serviços funerários, planos Pro-Family, locações de imóveis equipamentos e demais ações para captação de recursos. São apuradas através dos comprovantes de recebimento, entre eles, Avisos Bancários, Recibos e outros. As despesas da OSC são apuradas através de Notas Fiscais e Recibos em conformidade com as exigências fisco legais.

As contas patrimoniais, as receitas e despesas são segregadas por área de atuação, bem como por projeto evidenciando a gratuidade praticada, e são segregadas das demais contas da OSC.

g)  Apuração de Resultados

O resultado foi apurado segundo o regime de competência. As receitas são mensuradas pelo valor justo e reconhecidas quando for provável que benefícios econômicos futuros flutuam para a OSC e assim possam ser confiavelmente mensurados. Os rendimentos e encargos incidentes sobre os Ativos e Passivos e suas realizações estão reconhecidos no resultado.

 

NOTA 5 – BALANÇO PATRIMONIAL NOTA 5.1 – ATIVO CIRCULANTE

Este grupo está compostos por caixas e equivalentes de caixa, créditos a receber, adiantamentos, tributos a compensar/recuperar.

NOTA 5.1.1 – CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Os valores registrados em disponibilidades referem-se a moedas em caixa, saldos bancários de livre movimentação e aplicações financeiras de liquidez imediatas com baixo risco de variação no valor de mercado, e consideradas como equivalentes de caixa. Além disso, as disponibilidades com restrição, aquelas que se referem a parcerias/projetos que exigem obrigações, estão contabilizadas separadamente das demais contas da OSC.

NOTA 5.1.2 – APLICAÇÕES FINANCEIRAS

As aplicações financeiras são realizadas de acordo com a Política de Investimentos aprovada pela administração, que busca, com segurança, otimizar rentabilidade e liquidez. Os títulos que compõem a Carteira são contabilizados pelo custo de aquisição, acrescidos dos rendimentos auferidos e ajustados pelo valor de mercado até a data do balanço.

NOTA 5.1.3 – CRÉDITOS A RECEBER NOTA 5.1.3.1 – CLIENTES A RECEBER

Valores a receber referentes a prestação de serviços funerários.

NOTA 5.1.3.2 – EMPRÉSTIMOS A RECEBER

Valores a receber referentes empréstimos a funcionários.

NOTA 5.1.4 – ADIANTAMENTOS

NOTA 5.1.4.1 – ADIANTAMENTOS A FUNCIONARIOS

Refere−se a adiantamentos concedidos a funcionários, relativos a salários, férias, décimo terceiro salário, entre outros que serão descontados em folha de pagamento.

NOTA 5.1.4.2 – ADIANTAMENTOS A FORNECEDORES

Valores pagos antecipadamente à terceiros na aquisição de bens ou prestadores de serviços, que serão compensados quando a dívida for reconhecida no resultado.

NOTA 5.1.4.3 – DESPESAS ANTECIPADAS

Estão registradas as despesas pagas antecipadamente, ainda não apropriadas, tais como: prêmios de seguros, IPVA, IPTU, taxa de funcionamento entre outros. As amortizações serão registradas em parcelas mensais, conforme vigência de contratação e regime de competência.

NOTA 5.1.5 – ESTOQUE

Refere-se a valores de produtos adquiridos que serão utilizados na prestação dos serviços funerários.

NOTA 5.2 – ATIVO NÃO CIRCULANTE

NOTA 5.2.1 – OUTROS CRÉDITOS A RECEBER

Refere-se a valor destinado a Caução e Garantia, para locação de Imóvel.

NOTA 5.2.2 – IMOBILIZADO

Os ativos imobilizados estão registrados pelo custo de aquisição ou construção, deduzido das respectivas depreciações acumuladas, calculadas pelo método linear, mediante aplicação de taxas que levam em consideração as expectativas de vida útil econômica dos bens, conforme estabelecido nas normas fiscais vigentes. Aquisições para melhoria foram contabilizadas agregando valores aos bens.

Manutenções foram contabilizadas em contas de resultado.

A OSC realizou a avaliou seus ativos, ajustando seus valores demonstrado ao custo de aquisição, com as respectivas depreciações acumuladas e perdas de redução a valor recuperável (Impairment) acumuladas, quando necessárias. Os ajustes necessários, foram contabilizados no Patrimônio.

NOTA 5.3 – PASSIVO CIRCULANTE

Este grupo está composto pelo seu valor nominal, original e representa o saldo credor de fornecedores, obrigações trabalhistas, tributarias, outras obrigações e parcerias e subvenções a realizar.

NOTA 5.3.1 – FORNECEDORES

Os valores registrados nas contas de fornecedores compreendem as operações necessárias para o atendimento da OSC, cujos saldos são demonstrados ao valor de contratação e das notas fiscais, sendo classificados no passivo circulante quando o pagamento for devido no período de até um ano. Ultrapassando esse período são apresentados no passivo não circulante.

NOTA 5.3.2 – OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS

Refere-se a valores calculados com base nos direitos adquiridos pelos funcionários até o término do exercício e incluem os encargos sociais e impostos correspondentes.

NOTA 5.3.3 – OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS A RECOLHER

São registrados todos os tributos e contribuições a recolher referentes a retenções de impostos na contratação de serviços de terceiros, tais como o Imposto sobre Serviço, Imposto de Renda, as Contribuições Federais sobre serviços de terceiros e Contribuições Previdenciárias e Impostos e Contribuições sobre faturamento.

NOTA 5.3.4 – OUTRAS OBRIGAÇÕES

Refere-se a despesas de utilidade pública, tais como: água, energia elétrica, telefone/internet, seguros a pagar e contas a pagar.

NOTA 5.3.5 – ADIANTAMENTO DE ASSOCIADOS

Refere-se a valores recebidos antecipadamente, que serão faturados em períodos posteriores. NOTA 5.3.6 – OUTRAS OBRIGAÇÕES A LONGO PRAZO

Refere-se a valores a pagar a fornecedores a longo prazo.

NOTA 5.3.7 – PROVISÃO PARA PASSIVOS CONTINGENTES

Refere-se a valores de provisão com base em fundamentos jurídicos, econômicos, tributários e contábeis. Objetiva-se classificá-los da

 

melhor forma segundo as chances de ocorrência de sua exigibilidade, com a classificação, prováveis, possíveis ou remotas.

Em algumas situações, por exigência legal, são efetuados depósitos judiciais para garantir a continuidade do processo em discussão.

NOTA 5.3.8 – PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O patrimônio líquido compreende o Patrimônio Social, o Resultado do Período e os ajustes de avaliação patrimonial.

NOTA 5.3.8.1 – AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL

Os Ajustes de Exercício anteriores registram os efeitos da mudança de critério contábil ou da retificação de erro imputável a exercício anterior, que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

NOTA 5.4 – RESULTADO DO EXERCÍCIO

Em 2023 foi apresentado um superávit de R$ 5.044.453,33, que será incorporado ao patrimônio Social em conformidade com as exigências legais, estatutárias e a Resolução CFC N° 1.409/12 que aprovou a ITG 2002 – Entidade Sem Finalidade de Lucro.

NOTA 5.5 – RECEITAS

Em 2023 a OSC obteve como Receita o valor R$ 16.232.059,19, sendo aplicados integralmente para a manutenção das suas atividades e finalidades estatutárias.

NOTA 5.5.1 – RECEITAS ATIVIDADE MEIO SUSTENTÁVEL

Trata-se de recursos captados através de doações pessoas físicas e jurídicas, prestação de serviços, aluguéis, manutenções e adesões Pro- Family, entre outros. Sendo que todo o valor captado é utilizado integralmente para a manutenção das finalidades estatutárias, para manter todos os custos dos serviços ofertados.

NOTA 5.6 – APLICAÇÕES DE RECURSOS

As rendas, recursos e eventual resultado operacional da OSC foram aplicados integralmente no território nacional e na manutenção e no desenvolvimento de suas finalidades institucionais, em conformidade com seu Estatuto Social, demonstrados pelas suas despesas e Investimentos Patrimoniais.

A OSC não remunera, não distribui, entre os seus associados, diretores, conselheiros, benfeitores, instituidores, doadores, ou equivalentes, eventuais excedentes operacionais, brutos ou líquidos, resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, por qualquer forma ou título, em razão de competências, funções ou atividades que lhes são atribuídos pelo estatuto social.

NOTA 5.7 – CUSTOS E DESPESAS

Em 2023 a OSC obteve como Custos e Despesas o valor R$ 11.187.605,86, sendo utilizados integralmente na manutenção das suas atividades e finalidades estatutárias.

NOTA 5.8 - GRATUIDADES E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Estão demonstradas conforme legislação. Todos os serviços são prestados de forma gratuita para todos os usuários, sem a exigência de qualquer contraprestação, pagamento, contribuição por parte do usuário.

Foram realizadas ações de assessoramento as organizações de Sorocaba e Votorantim com ênfase nas áreas jurídica, qualidade de vida e gestão empresarial e comercial.

NOTA 5.8.1 – ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Em 2023 foram realizados atendimentos em saúde mental com ações voltadas a atendimentos psicológicos individuais a familiares enlutados e encontros terapêuticos em grupo online, aberto para a sociedade em geral. Abaixo estão demonstrados os números e ações em saúde mental que trouxeram impactos nas famílias.

NOTA 5.9 – DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

A demonstração do Fluxo de Caixa foi elaborada em conformidade com a Resolução CFC N° 1.152/2009 que aprovou a NBC TG 13 e também com a Resolução do CFC N° 1.296/10 que aprovou a NBC TG 03 – demonstração dos Fluxos de Caixa. O Método na elaboração que a OSC optou foi o INDIRETO.

NOTA 5.10 – DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO

A demonstração de Mutação do Patrimônio foi elaborada em conformidade com a Lei 6.404/1976 e a Resolução do CFC 686/90. Nela se evidenciou as variações ocorridas em todas as contas que compõem o Patrimônio Líquido (PL).

NOTA 5.11 – COBERTURA DE SEGUROS

Para atender medidas preventivas adotadas permanentemente, a OSC efetua contratação de seguros em valor considerando suficiente para cobertura de eventuais sinistros, e assim atendendo, principalmente, o Princípio Contábil de Continuidade. Os valores segurados são definidos pelos Administradores da OSC em função do valor de mercado ou valor do bem novo, conforme o caso.

NOTA 5.12 – RESERVA DE SOLVÊNCIA

A OSC constituiu nos termos da Lei 13261/16, reserva de solvência que representa 10% (dez por cento) do total do faturamento obtido ou previsto com a comercialização dos planos contratados nos últimos 12 (doze) meses, considerados suficientes para cobrir eventuais riscos que atinjam o patrimônio ou responsabilidade civis a ela imputadas.

NOTA 5.13 – IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

A OSC é imune/isenta à incidência de impostos por força do art. 150, Inciso VI, alínea “C” e seu parágrafo 4° e artigo 195, Inciso III, parágrafo 7° da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, Lei n° 9.532/07, Lei 11.096/05. A OSC cumpre os requisitos estabelecidos no artigo 9º e 14 do Código Tributário Nacional – CTN.

O artigo 14 do Código Tributário Nacional – CTN, estabelece os requisitos para o gozo da imunidade tributária, e esses estão previstos em seu Estatuto Social:

  • – Não distribuem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título;
  • - Aplicam integralmente, no País, os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais;
  • - mantem escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

 

NOTA 5.14 – SERVIÇO VOLUNTÁRIO

O trabalho voluntário foi reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro, inclusive os membros estatutários, da diretoria executiva e demais órgãos da administração. Como fonte para definições dos valores, a Instituição realiza pesquisas de mercado, comparação com cargos que possuem vínculos de emprego, e também utiliza fontes e índices oficiais. O Serviço voluntário é realizado conforme condições e requisitos estabelecidos pela Lei Nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998 e suas respectivas atualizações.

 

 

 

       
       

 

Paulo Antônio Simoes                                                                                                 Jovaní Cristina Possatti

Presidente                                                                                                                       Contadora

CT/CRC: 1SP296709/O-3

 

                                                                                                      

 

 

PARECER DO CONSELHO FISCAL

 

 

Os membros do CONSELHO FISCAL DA OFEBAS, senhores Alessandro Moraes Bento, Dirceu Gonçalves Viana, Marcos Antônio de Campos, abaixo assinados examinaram o Balanço Patrimonial e as demais demonstrações contábeis do exercício findo em 31 de dezembro de 2023, cujos ativos representam o valor de R$ 19.748.696,43, o passivo representa o valor de R$ 19.748.696,43 e o Patrimônio Social representa o valor de R$ 14.831.750,73.

As Notas Explicativas anexas as Demonstrações Contábeis representam a base, as políticas e práticas contábeis adotadas pela entidade e estão em consonância com os Estatutos Sociais.

Recomendamos a aprovação das contas da Diretoria executiva relativas ao período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

 

 

Sorocaba,28 de março de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

Alessandro Moraes Bento

Presidente

 

 

 

 

Dirceu Gonçalves Viana

Membro Efetivo

 

 

 

 

Marcos Antônio de Campos

Membro Efetivo

 

 

 

CNPJ:- 38.880.381/0001-13  CRC2SP015697/O-9

 
   

 

 

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31/12/2023

 

À Diretoria da Entidade

ORGANIZAÇÃO  FUNERÁRIA   DAS   ENTIDADES   BENEFICENTES  E ASSISTENCIAIS DE SOROCABA

Sorocaba – SP.

 

 

INTRODUÇÃO

Fomos contratados para examinar as demonstrações financeiras da entidade ORGANIZAÇÃO FUNERÁRIA DAS ENTIDADES BENEFICENTES E ASSISTENCIAIS DE SOROCABA, que compreendem

o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2023 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

 

OPINIÃO DA AUDITORIA

Em nossa opinião as demonstrações contábeis do referido período representam adequadamente em todos os aspectos relevantes a posição patrimonial e financeira da ORGANIZAÇÃO FUNERÁRIA DAS ENTIDADES BENEFICENTES E ASSISTENCIAIS DE SOROCABA,

em 31/12/2023, os resultados de suas operações, e as mutações de seu patrimônio social e os seus fluxos de caixa relevantes ao exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

 

 

BASE DE OPINIÃO

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir, intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos independentes em relação à ENTIDADE, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

 

 
   

 

AVENIDA ANTONIO SEGRE, 420 - CEP:- 13201-145 JARDIM BRASIL - JUNDIAÍ – S.P. FONE (11)3964-6000

 

 

CNPJ:- 38.880.381/0001-13 CRC2SP015697/O-9

 
   

 

 

 

Ênfase – Reiteramos a nota explicativa:

  • 2.2 Ativo Imobilizado – demonstrado ao custo de aquisição com respectivas despesas reconhecidas pelo método linear que não considera a vida útil conforme determina o CPC 27 e a NBC TG-27 do CFC sobre a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo de sua vida útil.

 

 

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis

 

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

  • Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro; planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos; e obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.
  • Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da entidade.

 

 

 

 
   

 

AVENIDA ANTONIO SEGRE, 420 - CEP:- 13201-145 JARDIM BRASIL - JUNDIAÍ – S.P. FONE (11)3964-6000

 

 

 

CNPJ:- 38.880.381/0001-13 CRC2SP015697/O-9

 
   

 

 

  • Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.
  • Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da entidade. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a entidade a não mais se manter em continuidade operacional.
  • Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.
  • Obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente referente às informações financeiras da entidade. Somos responsáveis pela direção, supervisão e desempenho da auditoria da entidade e, consequentemente, pela opinião de auditoria.

 

Comunicamo-nos com os responsáveis pela entidade a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

 

 

Jundiaí, 05 de abril de 2024.

 

 

 

 

Segato Consultores – Auditoria e Contabilidade Ltda

CRC 2SP15.697/O-9

Valdir Donizete Segato - CRC 1SP171.269/0-1

Cadastro Nacional de Auditores Independentes - CNAI-CFC 1.776

 

 

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