O Ministério Público abriu investigação contra a Prefeitura de Sorocaba, para averiguar qual é a situação do serviço público de saúde prestado à população. A ação do MP se deve à falta ou dificuldade de atendimento médico em Sorocaba pela qual vem passando a população local, que se agravou durante a pandemia, e foi alvo de um requerimento encaminhado pelo vereador Rodrigo Manga (Republicanos) ao órgão, no último dia 25/8.
O inquérito foi aberto pela promotora Cristina Palma na quarta-feira (2/9). Antes disso, a Justiça já havia determinado que a Prefeitura regularizasse e zerasse a fila de espera para atendimento odontológico, outro problema apontado por denúncias. O prazo fixado para isso foi de 60 dias, a partir da decisão assinada pela juíza Karina Jemengovac Perez, no dia 24/8. O não atendimento à determinação judicial implicará em multa de R$ 10 mil, por dia.
No atual inquérito, o Executivo Municipal deverá responder a uma série de questionamentos solicitados pela promotoria, para que fique claro se há, ou não, irregularidades no atendimento de saúde à população.