Moradores de diversos bairros de Sorocaba procuraram o Ipa Online para reclamar de bailes funks que vem ocorrendo todos os fins de semana, principalmente durante a madrugada.
Pessoas que moram no bairro Vitória Régia e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério reclamaram da perturbação de sossego causada não somente por músicas altas, mas também porque o público frequentador destes pancadões fecham ruas e causam tumulto durante as festas.
Uma motorista de aplicativo relatou neste domingo (15), inclusive, que seu carro foi danificado no Vitória Régia, durante um destes bailes e teve prejuízo de R$ 700. Já outro, morador do Habiteto, neste mesmo dia, desabafou: "ninguém dorme com o barulho".
O Ipa Online questionou a Polícia Militar a respeito da chamada Operação Pancadão. A ação visa coibir a criminalidade e perturbação de sossego que costuma ocorrer nos locais de reclamação.
Confira a resposta da PM:
"A Polícia Militar desenvolve rotineiramente ações e operações pontuais com vistas à manutenção da ordem pública, em especial relacionadas a aglomerações de pessoas, eventuais interdições de vias, veículos em direção perigosa, perturbação de sossego entre outras nos bairros Vitória Régia, Paineiras, Habiteto, Ipiranga e outras regiões da cidade.
Durante os finas de semana deste ano de 2019 foram realizadas 329 operações específicas, visando a saturação e pontos de estacionamentos nos locais com histórico de aglomeração de pessoas, a fim de coibi-las e de potencializar a ação de presença para melhor garantir a segurança de todos.
Em monitoramento, percebe-se que os participantes desse tipo de evento se reúnem em determinados pontos e, caso haja dispersão com a presença da Polícia Militar, migram rapidamente para outros locais para continuar seu intento e tal ação migratória repete-se por toda a noite, sendo, portanto, necessária a mobilização constante do efetivo da Polícia Militar.
A Polícia Militar responde a outras demandas de ocorrências com critérios de prioridade, tendo de conciliar as operações e solicitações versando sobre diversos delitos com as perturbações de sossego causadas pelos “bailes funk” com interdição de via pública, atendendo prioritariamente àquelas que envolvam perigo à vida e à integridade física da pessoa humana.
Especificamente nesse final de semana de 13 a 14 de dezembro de 2019 foi desencadeada a “OPERAÇÃO PAZ E PROTEÇÃO” e “BLOQUEIO” nos bairros Vitória Régia, Paineiras, Nova Habiteto, Nova Esperança, Ipiranga e Jardim dos Estados com fim de inibir a formação de “Pancadões” e de eventualmente dispersá-lo caso houvesse viabilidade técnica, ocasião em que centenas de pessoas e veículos foram abordados, gerando prisões, autuações e recolhimentos de veículos.
A população sempre pode contribuir com o trabalho da Polícia Militar, realizando denúncias pelos telefones 190 e 181, registrando os delitos ocorridos para subsidiar o planejamento operacional da Polícia Militar, bem como participando das reuniões dos Conselhos de Segurança Comunitária (Conseg). "
Vídeo publicado no Facebook em novembro