No âmbito de um procedimento administrativo de acompanhamento, a Promotoria de Justiça de Votorantim pediu ao município esclarecimentos sobre a implementação de medidas de combate à disseminação do novo coronavírus e sobre a estrutura disponível para atender pacientes com covid-19. O despacho do promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora leva em consideração o recente retorno da região de Sorocaba, em que Votorantim está inserida, à fase vermelha do Plano São Paulo.
Entre as informações requeridas pelo membro do MPSP estão o cronograma para a adoção das providências determinadas pelo governo do Estado, os meios aplicados pelo Poder Executivo municipal para fiscalização das medidas de distanciamento social e os números de leitos disponíveis nos sistemas público e privado do município para atendimento a pessoas com covid-19.
O documento versa também sobre a vacinação contra covid-19, solicitando dados envolvendo, por exemplo, o número de doses já enviadas ao município e a divulgação das pessoas já imunizadas até o momento.