23 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministério diz que vacinação de crianças deve começar em janeiro

Foto: Bruno Escolástico/ Photo Press/Folhapress
Postado em: 28/12/2021

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde informou ontem (27) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 deve começar em janeiro de 2022. Em nota, a pasta declarou que a recomendação é para inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo o ministério, a posição favorável à vacinação poderá ser formalizada no dia 5 de janeiro, após o fim do prazo da consulta pública aberta para tratar da questão, se a recomendação for mantida. 

 

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz a nota. 

 

No dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech em crianças com idade de 5 a 11 anos. 

 

Em seguida, partidos de oposição recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a inclusão imediata da faixa etária no programa de imunização. Ao analisar a petição, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o governo se manifeste até 5 de janeiro sobre a ação. 

 

Médicos a favor da vacinação 

 

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) defendeu a vacinação de crianças. Segundo a entidade, a autorização da Anvisa segue os mesmos critérios de segurança e eficácia para as demais faixas etárias. Além disso, a medida reduz a transmissão do vírus. 

 

“Enfatizamos que crianças podem também serem acometidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-Cov-2; desenvolverem sequelas e covid longa. Portanto, a vacinação é essencial para reduzir/evitar sofrimento, hospitalizações e mortes”, declarou a AMB. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Total de vacinados contra coronavírus ultrapassa 2 milhões de pessoas no Brasil

Censo Escolar: matrículas na educação básica cresceram em 2022

Pátio São Paulo chega a uma das melhores localizações da zona leste de Sorocaba

Fiocruz ultrapassa Butantan como maior fornecedora de vacinas contra Covid

Candidato do NOVO ao governo de SP, Rogério Chequer promete combater elites

Começam hoje as inscrições para a 2ª fase do Programa Mais Médicos