22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula tem 44% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno, segundo Ipec

Foto: reprodução
Postado em: 06/09/2022

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na corrida eleitoral, com 44% das intenções de voto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%, segundo pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda-feira (5).


A vantagem do petista continua estável com relação ao levantamento anterior, realizado há uma semana pelo instituto, quando o petista tinha 44% e o atual mandatário, 32%. A diferença entre eles aumentou para 13 pontos percentuais, ante 12 pontos na pesquisa anterior.


Em seguida, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 4%. Na outra pesquisa, feita nos dias 26 a 28 de agosto, os dois tinham 7% e 3% das intenções de voto, respectivamente.


O Ipec ouviu 2.512 brasileiros entre os dias 2 e 4 de setembro, em 158 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Globo, e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00922/2022.


Outro candidato que pontuou no primeiro turno nesta rodada foi Luiz Felipe d´Avila (Novo), com 1% (ele tinha 1% na semana passada). Os que pretendem votar em branco ou nulo somam agora 6% dos eleitores ouvidos, enquanto os que não sabem são 5%.

 

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) também registrou 1%.


Os candidatos Léo Péricles (UP), Eymael (DC), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Roberto Jefferson (PTB), não registraram ao menos 1% das intenções de voto cada um.


Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado não vê a lista com os nomes dos candidatos oficiais à Presidência da República, Lula é o mais lembrado. O petista ampliou sua liderança nesse tipo de resposta. Ele tem 42%. O ex-presidente tinha 40% na pesquisa anterior.


O presidente Jair Bolsonaro oscilou para baixo, com 30%, ante 31% na pesquisa anterior. Ciro Gomes subiu de 4% para 5% das menções. A senadora Simone Tebet aparece com 2% e os demais candidatos registraram menos que 1% ou não foram citados.


Segundo a pesquisa Ipec, considerando somente os votos válidos, o petista tem 50%, Jair Bolsonaro 35% e Ciro Gomes 9%. Eles são seguidos por Simone Tebet com 4%, Felipe d´Avila 1% e Soraya Thronicke 1%.


Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa receber mais de 50% dos votos válidos, que excluem da contagem os votos em branco e os nulos.


Quando questionados sobre quem elegeriam no segundo turno, 52% dos entrevistados indicaram Lula e 36%, Bolsonaro.


A diferença entre eles subiu de 13 para 16 pontos em relação à última pesquisa, quando os dois tinham 50% e 37%, respectivamente.


O levantamento também mostrou que a maioria das pessoas reprova o governo Bolsonaro. Segundo a pesquisa, 43% acham ruim ou péssimo, mesmo número do levantamento anterior. 30% dos brasileiros consideram a gestão de Bolsonaro ótima ou boa (eram 31% na semana passada). Outros 25% veem como regular (eram 24%), e 1% não sabem ou não responderam.


A pesquisa apontou ainda que 57% dos brasileiros reprovam a maneira do presidente de governar, enquanto 38 % aprovam. Na rodada anterior, os números foram os mesmos. Outros 5% não souberam responder.


O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro daquele ano em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça autoriza polícia a investigar Crespo por supostas ‘pedaladas’ no Orçamento

Prefeitura envia projeto substitutivo da reforma administrativa à Câmara de Sorocaba

Em dois anos, Sorocaba tem média de mil empregos formais criados por mês, segundo Caged

Polícia investiga troca de corpos em hospital de Santo André

Polícia Militar de Sorocaba realiza corrida beneficente para ajudar irmãos com doença rara

Polícia Civil indicia Najila Trindade por extorsão contra jogador Neymar