29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em dois anos, Sorocaba tem média de mil empregos formais criados por mês, segundo Caged

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 04/04/2023

Compartilhe esta notícia:

Desde que a atual Administração Municipal assumiu a gestão da cidade, em janeiro de 2021, Sorocaba saltou de 181.666 para 205.992 empregos formais criados. Ou seja, o saldo (24.326) representa uma média de cerca de mil empregos (935) com carteira assinada gerados nos últimos 26 meses (até março de 2023). Os dados são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

“Essa expressiva média de emprego não é por acaso. Temos diversos programas que incentivam esse ótimo número. São novos investimentos feitos por empresas daqui mesmo ou vindas de fora, cursos profissionalizantes que capacitam os candidatos, mutirões mensais de empregos e tantas outras iniciativas que fazem de Sorocaba um verdadeiro polo de oportunidades”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

 

Uma iniciativa que vem ao encontro dos exemplos citados é o Mutirão de Empregos Sorocaba. O projeto, que já soma 15 edições, atendeu mais de 20 mil pessoas e encaminhou para vagas de empregos acima de 17 mil candidatos, desde a sua primeira edição, em 2021.

 

Outro facilitador para a empregabilidade em Sorocaba é o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), o órgão registrou um crescimento de 52,07% na oferta de empregos no ano de 2022, na comparação com 2021. Foram oferecidas 6.349 vagas no ano passado, ante 4.175 oportunidades de trabalho no ano anterior.

 

A Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) também colabora para esse índice positivo. Segundo o secretário da Sedettur, Paulo Henrique Marcelo, com a formação no curso de qualificação profissional, as chances de conquistar um novo emprego aumentam consideravelmente. “Ofertamos milhares de vagas em cursos, por ano, nos diversos segmentos de atuação. Isso amplia o conhecimento das pessoas e faz com que preencham os cargos de setores específicos”, conclui.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Simpósio em Sorocaba Aborda a Importância do combate aos casos de maus tratos animais

Profissionais do Hospital de Campanha recebem homenagem após alta de paciente

Trump diz que governadores devem prender os manifestantes ou vão parecer `babacas´

Em documento, Vale avalia que barragem pode romper nos próximos dias em MG

Urbes disponibiliza ônibus extras para candidatos da Fuvest; 3.203 farão a prova

Sorocaba recebe torneio de CrossFit em setembro