Na noite de sexta-feira (19), a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou operação integrada com a Polícia Militar (PM), a Fiscalização de Posturas e a Vigilância Sanitária, com patrulhamento para evitar a ocorrência de pancadões e de aglomerações em estabelecimentos e assegurar o cumprimento do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia.
As ações foram realizadas em vários pontos da cidade: Cerrado, Vila Senger, Vila Helena, Paineiras, Vitória Régia, Brigadeiro Tobias, Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim dos Estados, Central Parque e Vila Angélica.
Por parte da Fiscalização de Posturas, havia dois fiscais, a Vigilância Sanitária também contou com dois fiscais. Entre as forças de segurança pública, havia 22 guardas civis em nove viaturas.
Em dezenove estabelecimentos, foram constatas aglomerações. Os proprietários foram notificados e orientados a encerrar as atividades. Além disso, houve 143 veículos autuados.
No bairro Central Parque, em uma área pública na rua Érico Veríssimo, havia aproximadamente 20 pessoas aglomeradas, que foram embora com a chegada da viatura da guarda civil.
No Barcelona, dois estabelecimentos, que somavam aproximadamente 100 pessoas aglomeradas, tiveram as atividades encerradas.
Um estabelecimento comercial no Jardim dos Estados foi encontrado fechado, após denúncia por perturbação de sossego.
Além dessas ações, houve também patrulhamento preventivo a 26 próprios públicos em todas as regiões da cidade.