23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MP entra na Justiça e diz que Prefeitura de Sorocaba foi irresponsável por permitir abertura de salões e armarinhos

Arquivo
Postado em: 24/04/2020

Compartilhe esta notícia:

A Promotoria de Justiça de Sorocaba ajuizou ação civil pública pedindo a concessão de liminar derrubando os efeitos de deliberação do Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus do município, que liberou o funcionamento de serviços não essenciais mesmo durante a pandemia de covid-19. Na petição inicial, a promotora Cristina Palma requer ainda que o Judiciário obrigue o Executivo local a adotar todas as medidas de isolamento determinadas em decretos do governo estadual. 

A decisão do Comitê de relaxar as regras da quarentena afronta não somente os decretos estaduais, mas também decisão do próprio município, que reconheceu o estado de calamidade pública, e suspendeu e/ou reduziu inúmeros serviços públicos e privados, de modo a evitar o atendimento presencial e aglomerações que possibilitassem a propagação do vírus. O relaxamento do isolamento contraria ainda recomendação do próprio Ministério Público, expedida pela Promotoria de Justiça.

Na ação, a promotora alega que "o comitê, ao permitir, de maneira irresponsável, a abertura de salões, escritórios e lojas de armarinhos, não levou em conta nem considerou a maneira como ocorreria a fiscalização, se o município possui fiscais em número necessário para adentrar em cada loja para verificar qual tipo de material está vendendo, se é de armarinho ou outro tipo de mercadoria, nem justificou se o Município tem condições de fiscalizar cada barbearia ou salão de beleza, às portas fechadas, para verificar quantas pessoas há em seu interior, pois teria que tirar a força de trabalho de profissionais para fiscalizar as atividades verdadeiramente essenciais, como as de alimentação, medicamentos, de saúde, dentre as definidas no decreto estadual".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba alerta moradores sobre caso envolvendo falsos conselheiros tutelares

Com transmissão ao vivo, STJ julga nesta terça à tarde pedido de soltura de Temer

Governo anuncia campanha contra exploração sexual de crianças e jovens

Associação Comercial de Sorocaba completa 102 anos modernizada e com desafios mais grandiosos, que inclui um instituto cultural  

Bolsonaro diz que não fala em investigação em reunião, mas não nega preocupação com filhos

Eduardo Paes diz que saúde será prioridade de seu governo