22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fim de semana teve ‘Operação Pancadão’ em diferentes bairros

Agência Sorocaba
Postado em: 22/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Entre a sexta-feira (19) e domingo (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) fez diversas ações visando coibir os chamados “Pancadões” na cidade e onde acontecem aglomerações de pessoas. O trabalho aconteceu na Vila Helena; Nova Sorocaba; Residencial Carandá; Vitória Régia; Rancho Pancadão na Vila Bom Jesus; Paineiras; Jd. dos Alpes e Jd. Ipiranga.

No total, foram registradas 214 multas de trânsito e um veículo foi guinchado por infrações administrativas. A GCM fiscalizou 9 estabelecimentos comerciais que foram denunciados por aglomeração de pessoas, sendo que 2 foram notificados, 2 autuados e 3 estavam com as atividades encerradas. Dois comerciantes também foram orientados quanto às corretas medidas sanitárias contra a disseminação da Covid-19.

Para o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Marcelo Carriel, em que pese as ações do Poder Público, a diminuição e extinção dos pancadões depende mais da conscientização das pessoas, do que de fiscalização e policiamento, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus. “Porém, enquanto estiverem ocorrendo, seus responsáveis sofrerão as ações administrativas e até mesmo criminais cabíveis”, garantiu.

As ações são de ocupação preventiva dos espaços públicos de modo a evitar confronto, promover a fiscalização de trânsito e a orientação dos cidadãos para o entendimento do perigo da aglomeração enquanto espaço propício de propagação da Covid-19. Por conta das atividades da GCM, houve correria de jovens no Jardim Ipiranga, inclusive com a hostilização dos profissionais de segurança que foram vítimas de ofensas e objetos arremessados.

Já no Altos do Ipanema, um homem de 26 anos que havia deixado o sistema prisional há cerca de 15 dias foi preso pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) pelo mesmo crime pelo qual respondia; tráfico de drogas. Com ele ainda estavam um rádio comunicador e uma sacola contendo 437 porções de entorpecentes.

No Jardim dos Alpes foram apreendidas pipas com material cortante, o que é proibido e pode gerar multa de R$ 1.940,28, além de um início de “Pancadão” que foi rapidamente inibido pela presença dos agentes. A Polícia Militar e a Urbes – Trânsito e Transportes também foram parceiros nas ações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bebida alcóolica deve ser restringida na quarentena por coronavírus, diz OMS

Prefeitura publica edital da Lei Aldir Blanc para o subsídio dos espaços culturais - veja a coluna de José Simões

Igrejas vão reabrir em Sorocaba a partir de segunda; Normas sanitárias serão definidas hoje

GREVE NO TRANSPORTE - Sindicato anuncia greve de funcionários do Grupo São João

Homem morre após tentar comer 50 ovos em desafio que valia R$ 112

Processo seletivo para estágio na Prefeitura tem prova adiada