25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Igrejas vão reabrir em Sorocaba a partir de segunda; Normas sanitárias serão definidas hoje

Agência Sorocaba
Postado em: 28/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), vai permitir a abertura de igrejas e cultos religiosos na cidade de Sorocaba a partir da próxima segunda-feira (1º). A definição foi feita em reunião com líderes religiosos na noite desta quarta-feira (27) em Sorocaba. Um arte que circula nas redes sociais com o brasão da Prefeitura, com a informação da reabertura e regras para o funcionamento das igrejas, no entanto, foi classificada pela Prefeitura como "Fake News". As normas sanitárias para a reabertura serão definidas ainda nesta quinta-feira (28) pela Secretaria da Saúde. 

A decisão de reabertura ocorre um dia após a divulgação do plano de Retomada Consciente pelo governador João Dória. A polêmica em torno da reabertura das igrejas ocorreu porque, no fim de semana, religiosos da cidade reabriram seus templos e foram abordados pela Fiscalização da Prefeitura.

Em Sorocaba, a abertura de templos religiosos é proibida pelo decreto municipal que estabele a quarentena. No entanto, vereadores da cidade observaram que o decreto não respeita a norma Estadual, que não cita as igrejas. Por este motivo, os vereadores Anselmo Neto e Fausto Peres (Podemos) entraram com um projeto de Decreto Legislativo para alterar o artigo 3º do decreto de Jaqueline.

A prefeita de Sorocaba deve alterar o decreto municipal, adequando a nova realidade de Sorocaba ao plano de retomada consciente do governo do Estado e retirando o item específico que estipula o fechamento de igrejas. O novo decreto deve ser publicado até o dia 31 de maio, data em que se encerra o decreto atual.

Com base nos decretos estadual e federal, igrejas da capital conseguiram, na última semana, derrubar uma liminar conseguida pelo Ministério Público contra a abertura de igrejas e voltaram a realizar seus cultos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vinícius Aith sobre a Marcha da Maconha: "vou pedir para a PM fazer revista rigorosa"

Bolsonaro é alvo do oitavo dia seguido de panelaço pelo país

Estudantes inadimplentes já podem renegociar dívidas com Fies

Governo pede adiamento de votação do Fundeb para novo ministro participar de negociação

Covid mata pessoa não vacinada em Sorocaba

Processo de Jefferson contra Bolsonaro foi tática para presidente atacar STF