A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), vai permitir a abertura de igrejas e cultos religiosos na cidade de Sorocaba a partir da próxima segunda-feira (1º). A definição foi feita em reunião com líderes religiosos na noite desta quarta-feira (27) em Sorocaba. Um arte que circula nas redes sociais com o brasão da Prefeitura, com a informação da reabertura e regras para o funcionamento das igrejas, no entanto, foi classificada pela Prefeitura como "Fake News". As normas sanitárias para a reabertura serão definidas ainda nesta quinta-feira (28) pela Secretaria da Saúde.
A decisão de reabertura ocorre um dia após a divulgação do plano de Retomada Consciente pelo governador João Dória. A polêmica em torno da reabertura das igrejas ocorreu porque, no fim de semana, religiosos da cidade reabriram seus templos e foram abordados pela Fiscalização da Prefeitura.
Em Sorocaba, a abertura de templos religiosos é proibida pelo decreto municipal que estabele a quarentena. No entanto, vereadores da cidade observaram que o decreto não respeita a norma Estadual, que não cita as igrejas. Por este motivo, os vereadores Anselmo Neto e Fausto Peres (Podemos) entraram com um projeto de Decreto Legislativo para alterar o artigo 3º do decreto de Jaqueline.
A prefeita de Sorocaba deve alterar o decreto municipal, adequando a nova realidade de Sorocaba ao plano de retomada consciente do governo do Estado e retirando o item específico que estipula o fechamento de igrejas. O novo decreto deve ser publicado até o dia 31 de maio, data em que se encerra o decreto atual.
Com base nos decretos estadual e federal, igrejas da capital conseguiram, na última semana, derrubar uma liminar conseguida pelo Ministério Público contra a abertura de igrejas e voltaram a realizar seus cultos.