A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), interditou nesta quinta-feira (26) uma fábrica clandestina de álcool em gel, na zona Leste da cidade. O local não possui estrutura física adequada e nem controle de qualidade. Além disso, a empresa supostamente utilizava combustível etanol para a produção. Essa matéria-prima é tóxica e pode causar risco à saúde pública.
De acordo com a Visa, foram lavrados dois autos de infração. O primeiro por não possuir licença de funcionamento e o segundo por não ter procedência de matéria-prima e controle de qualidade.
A fábrica permanecerá interditada até que todas as irregularidades sejam sanadas e somente poderá funcionar assim que possuir a Licença de Funcionamento, expedida pela Vigilância Sanitária. Segundo a SES, a inspeção foi desencadeada por meio de uma denúncia anônima.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. O telefone da Visa é o (15) 3229.7300.