Os deputados estaduais de oposição Maria Lúcia Amary (PSDB) e Danilo Balas (PSL) divulgaram notas que demonstram, separadamente, seu "apadrinhamento" para que o Fórum Velho fosse municipalizado, ou seja, administrado pela Prefeitura de Sorocaba.
Nesta última terça-feira (14), Maria Lúcia encaminhou à imprensa um texto no qual afirma que "após trabalho da deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), o Governo do Estado de São Paulo está transferindo o prédio do Fórum Velho de Sorocaba – onde funcionava a Oficina Grande Otelo – para a Prefeitura de Sorocaba".
Já na noite de segunda-feira (13), foi Balas quem divulgou que "em duas ocasiões solicitou que o prédio fosse concedido e disponibilizado para a população, uma delas através da Associação Comercial e outra através da Prefeitura".
Assista
Confira as versões de ambos os deputados
Versão Maria Lúcia
"Após trabalho da deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), o Governo do Estado de São Paulo está transferindo o prédio do Fórum Velho de Sorocaba – onde funcionava a Oficina Grande Otelo – para a Prefeitura de Sorocaba.
A deputada recebeu a informação após reunir-se nesta terça-feira (14) com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, que anunciou que a medida foi tomada com o aval do vice-governador Rodrigo Garcia.
“O prédio do Fórum Velho é um patrimônio histórico da cidade e a comunidade cultural não estava satisfeita com a sua destinação. Tão logo obtive essa ótima notícia, avisei o prefeito Rodrigo Manga, que ficou satisfeito com a decisão do Governo do Estado”, diz a deputada.
Assim que a deputada tomou conhecimento da venda do prédio do Fórum Velho de Sorocaba, na sexta-feira (10), acionou imediatamente o secretário Marco Vinholi para a tomada de providências."
Versão Danilo Balas
"O deputado Estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL), ficou surpreso e é contra a decisão do Governo do Estado de São Paulo que colocou à venda o prédio do Fórum Velho, que fica no Centro de Sorocaba.
A decisão do Governador João Doria foi publicada na Imprensa Oficial do Estado, no sábado (4).
Danilo Balas, em 2019, encaminhou a Indicação n° 1.356/2019 ao Governador do Estado para solicitar estudos e adotar as providências objetivando autorizar a concessão do imóvel que um dia abrigou a Oficina Cultural Grande Otelo para a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).
Em 2020, por meio de indicação n° 3760/2020, o parlamentar solicitou a concessão do imóvel à Prefeitura, uma vez que o local era de interesse da Secretaria da Cultura de Sorocaba.
“Sou completamente contra a venda desse imóvel. É inadmissível e lamentável que o Governo do Estado trate de forma tão insignificante um patrimônio tão importante para o povo de Sorocaba”, disse.
“Em duas ocasiões solicitei que o prédio fosse concedido e disponibilizado para a população, uma delas através da Associação Comercial e outra através da Prefeitura. O imóvel tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) desde 2012, pode ser realmente de grande serventia para o município”, ressalta o Deputado Danilo Balas."