21 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

‘E o Trump?’, diz Lula ao ser questionado sobre democracia na Venezuela

Arquivo
Postado em: 07/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (7) o presidente americano Donald Trump, elogiou o ex-mandatário boliviano Evo Morales e defendeu o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Em entrevista versão brasileira do El País, em que usava um terno que ganhou de Evo, Lula disse que Trump é um "embuste" e uma "carta fora do baralho" da democracia americana. "Não é possível você imaginar que a maior economia do mundo é governada por mentiras", afirmou.

Ele também criticou Trump ao receber perguntas sobre a Venezuela, dizendo que os EUA interferem no país latino-americano por terem interesse no petróleo. Quando questionado se acredita que a Venezuela vive uma democracia plena, respondeu. "Você acha que os EUA na mão do Trump são uma democracia plena?"

"Quem define a democracia na Venezuela é o povo da Venezuela", continuou, dizendo que não cabe aos EUA nem a Bolsonaro "terem ingerência" no país.

Lula admitiu que há uma crise no país vizinho e disse que enviou uma carta a Maduro em sua última posse com sugestões de medidas que poderia tomar, mas defendeu o ditador, dizendo que a oposição venezuelana não aceita derrotas nas eleições.

Chamou o oposicionista Juan Guaidó de "canalha" e acrescentou que a União Europeia e os EUA deveriam monitorar o próximo pleito venezuelano. "Até o Trump poderia ir lá pra aprender que as eleições lá muitas vezes são mais honestas que a americana", disse.

Sobre Evo Morales, Lula disse que o aconselhou a não disputar um terceiro mandato, mas afirmou que ele foi alvo da "maior sacanagem política que já foi feita na Bolívia", referindo-se às denúncias de fraude última eleição.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidato do NOVO ao governo de SP, Rogério Chequer promete combater elites

Ministério lança campanha para prevenção de acidentes no trabalho

‘Se Biden ganhar, governo de SP vai abrir um escritório nos EUA’, diz Doria

Major Olímpio e Mara Gabrilli são eleitos para o Senado por SP

Procurado por roubo é identificado e preso durante Operação Dignidade

Votorantim soma mais 36 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira