Luciano Cavenagui, FOLHAPRESS
Duas pessoas morreram e outras duas estão soterradas após uma casa desabar, no final da noite deste domingo (10), no bairro Estância das Rosas, em Ribeirão Pires (ABC). Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia forte na região no momento do desabamento.
Uma quinta vítima ficou ferida e foi socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O desabamento ocorreu às 23h40. A forte chuva que começou na noite de domingo e continuou na madrugada provocou diversos alagamentos na capital e no ABC.
No bairro São Rafael (zona leste), o deslizamento de terra sobre uma casa atingiu uma mãe e duas crianças. Uma delas ficou ferida em estado grave e foi levada ao Pronto-Socorro de Sapopemba.
Toda a capital foi colocada em estado de atenção, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos no período da manhã desta segunda-feira (11). Houve o transbordamento do rio Tamanduateí, na avenida do Estado, e também do córrego da Mooca, na zona leste.
A capital amanheceu com pontos de alagamentos na Marginal Tietê, nas pontes do Limão, Piqueri e Dutra. A linha 10 – turquesa da CPTM, que passa pelo ABC, está paralisada, sem previsão de normalização.
As principais vias de ligação do ABC com a capital sofreram alagamentos e muitos trechos foram interditados. Na rodovia Anchieta, na altura do km 13, em São Bernardo, as pistas centrais e marginais ficaram bloqueadas tanto no sentido capital quanto em direção ao litoral devido ao transbordamento do córrego Ribeirão dos Couros.
Moradores e motoristas ilhados em carros foram resgatados por botes na região do Ipiranga (zona sul) e também no ABC. Segundo último balanço do Corpo de Bombeiros, houve 23 desabamentos ou deslizamentos e 121 quedas de árvores, em ações concentradas em São Paulo e no ABC.