Um elogio recebido é como se fosse o abraço carinhoso de um amigo, de um familiar. Nesse momento delicado qualquer ato de reconhecimento fortalece o coração de quem está na linha de frente contra o Covid-19.
É com essa proposta que a Santa Casa de Sorocaba promove a campanha especial “Doe um Elogio”, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos profissionais da saúde que trabalham no hospital.
Nessa campanha, qualquer pessoa pode enviar até o dia 12 de maio um comentário positivo, agradecimento ou mensagem motivacional para quem trabalha na Santa Casa.
Pode ser por mensagem ou vídeo, mas o conteúdo deve ser enviado pelo whatsapp da comunicação da instituição (2101-8073). Após o recebimento, a Santa Casa encaminhará essas mensagens aos profissionais e divulgará nas redes sociais.
Receberão os elogios os funcionários da Santa Casa de Sorocaba, na UPH Zona Leste e no hospital Dr. Léo Orsi Bernardes, de Itapetininga, unidades que hoje são administradas pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.
“Hoje, a equipe de enfermagem está com um estresse acima do normal por conta da grande demanda de atendimentos relacionados ao Covid. Dessa forma, gostaríamos de contar com a ajuda de toda a população para ajudar nossa equipe a passar por essa fase”, Adriana Camargo, coordenadora da Enfermagem da Santa Casa.
A campanha “Doe um Elogio” é uma das ações do hospital para os dias 12 e 20 de maio, quando é celebrado, respectivamente, o Dia Internacional da Enfermagem e Dia Nacional do Técnico de Enfermagem.
Além dos elogios, a Santa Casa preparou um evento interno especial para a motivação dos funcionários, que contará com: concurso de frases, entrega de brindes, kits de café da manhã especiais e a criação um espaço relaxante com acupuntura.
Essas atividades acontecem nos dias 12 e 13 de maio.
Ação Nacional da Ouvidoria
A ação de incentivar elogios dos pacientes aos funcionários dos hospitais é um projeto que está sendo cada vez mais utilizadas em hospitais de todo o Brasil. De acordo com a Liliana Jesus, da Ouvidoria da Santa Casa, esse é um tema recorrente em fóruns nacionais.
“Existe um entendimento geral de que esse feedback é tido como um reconhecimento da excelência dos serviços prestados à população, ainda mais em Sorocaba onde a Santa Casa faz atendimentos ao SUS”, analisa.
Liliana explica também que a Ouvidoria da Santa Casa já recebe elogios de seus pacientes e que a instituição divulga algumas mensagens nas redes sociais. Porém, a campanha “Doe um Elogio” pode aumentar o impacto dessa ação.