O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, recebeu o prêmio do Ranking da Universalização do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em solenidade realizada em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (28).
Representando o prefeito de Sorocaba, José Crespo, Ronald recebeu o prêmio das mãos do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza. “Sorocaba foi uma das 29 cidades de grande porte premiadas pelos melhores indicadores. Nossos esforços são contínuos rumo a universalização do saneamento, graças ao empenho do prefeito José Crespo que tem como uma das prioridades de seu governo o Programa Rio Sorocaba 100% despoluído. Estou muito feliz de poder representar nosso município nesse evento tão importante”, contou o diretor-geral.
De acordo com o prefeito, José Crespo, o resultado é muito expressivo, já que a cidade está entre as 29 melhores do país. “Isso evidencia o investimento que o nosso governo está fazendo no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade e o Saae não mede esforços para colocar em prática as ações necessárias para um trabalho cada vez mais eficiente”, ressaltou o prefeito.
O Simpósio reuniu especialistas da área de saneamento ambiental e saúde para discutir o Ranking, que avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos.
O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, parabenizou Sorocaba pelo desempenho e explicou que o ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. “Foram avaliados nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país. O levantamento reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades. Parabenizo Sorocaba pelo excelente trabalho para melhorar a qualidade de vida da população.”
Os municípios foram divididos em 4 categorias, segundo a pontuação: rumo à universalização (80), compromisso com a universalização (201), empenho para a universalização (1342) e primeiros passos (271). Das 80 cidades com melhor pontuação, apenas 29 atingiram a pontuação que as classifica como cidades rumo à universalização do saneamento, entre elas, Sorocaba, com 490,79.