25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura oferece aulas gratuitas nos Centros Esportivos e espaços públicos

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/02/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), oferece aulas gratuitas em Centros Esportivos e outros espaços públicos da cidade, em mais de 20 modalidades diferentes para a prática de atividades físicas e esportivas, voltadas a pessoas de todas as idades.

 

“A prática do esporte é um investimento essencial para garantir uma melhor qualidade de vida à população e os nossos Centros Esportivos, entre outros espaços, são equipamentos estratégicos à disposição em diferentes bairros da cidade, tanto para o incentivo do esporte, como também na promoção da saúde”, destaca o secretário da Sequav, Pedro Souza.

 

São oferecidas aulas de basquete, vôlei, futsal, futebol, ginástica artística, boxe, judô, tênis, caminhada, minobol, alongamento, atletismo, coreografia, dança de salão, dentre muitas outras modalidades, todas ministradas por profissionais da área de Educação Física.

 

As aulas são oferecidas no Centro Esportivo “Dr. Artidoro Mascarenhas” – Dr. Pitico (Vila Angélica); Centro Esportivo “Francisco Lisboa” (Maria Eugênia); Centro Esportivo “Jornalista Armando Bacelli” (Vila Gabriel); Centro Esportivo “Joaquim Martins” (Brigadeiro Tobias); Centro Esportivo “Padre Pieroni” (Jardim Simus); Centro Inclusivo de Esportes e Lazer “Aluísio de Almeida” – CIEL (Vila Santana); Ginásio de Esportes “Prof. Edson Antão de Souza” (Jd. Nilton Torres); Centro de Esportes e Artes Unificado – CEU das Artes (Parque das Laranjeiras), entre outros.

 

Veja a relação completa das atividades gratuitas disponíveis e os respectivos locais no site da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida: http://esporte.sorocaba.sp.gov.br/destaques/centros-esportivos/ e procurar a modalidade e a unidade de interesse.

 

Além das quadras

 

Uma das modalidades oferecidas no Centro Esportivo da Vila Gabriel é o vôlei, ministrado pelo técnico de esportes da Sequav, João Batista Cravo da Costa Rocha. As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h (avançado – 13 a 17 anos) e das 15h às 16h (iniciante – 11 a 17 anos), no ginásio da unidade.

 

Para João Cravo, a prática do esporte traz saúde e qualidade de vida às pessoas, mas também outra questão importante que vai muito além das quadras: o companheirismo e a amizade. “Esta turma, aqui do Centro Esportivo da Vila Gabriel, se formou há seis anos. Eles são apaixonados pelo vôlei e já até formaram equipe para disputar torneios, de forma amadora. Mas, além da questão do esporte, o vínculo deste grupo é muito importante, pois eles têm uma amizade forte e são muito unidos”, conta.

 

A jovem Ynara Maria Cardoso, de 23 anos, moradora da Vila Santana, é uma das primeiras alunas da turma de vôlei do Centro Esportivo e confirma a declaração do professor. “Eu amo vôlei, mas isso vai muito além do esporte, ele me tirou da depressão. Quando entro em quadra esqueço tudo e o João (professor) e todos aqui me ajudaram muito, são amigos muito importantes. Aqui, sempre fazemos uma roda de conversa antes do treino e conversamos sobre algum assunto que a gente gostaria que fosse falado. É demais”, declara a aluna.

 

Além do vôlei, o Centro Esportivo da Vila Gabriel oferece as seguintes modalidades: alongamento (idade livre), caminhada (idade livre), futsal (7 a 10 anos e 11 a 14 anos) e minobol (adulto).

 

Já, no Centro Esportivo “Dr. Artidoro Mascarenhas” – Dr. Pitico, a professora Selma Previtalli é responsável pelas aulas de ginástica feminina, volta ao público adulto, e de ginástica artística, voltada a crianças e adolescentes.

 

“Eu gosto muito do que eu faço. Proporcionar, de forma gratuita, saúde a essas pessoas, por meio da prática esportiva, evita o uso do sistema de saúde, pois pessoas saudáveis não procuram a unidade de saúde”, destaca.

 

Selma ainda relata que os ganhos emocionais e psicológicos aos praticantes também são imensos. “Para as alunas da ginástica feminina, por exemplo, que têm, em média, entre 55 e 70 anos, a amizade é algo muito importante. Elas amam estar juntas, a convivência entre elas e amam a ginástica”, declara.

 

No Centro Esportivo Dr. Pitico, a Prefeitura de Sorocaba oferece as seguintes modalidades: basquete adulto (acima de 18 anos), basquete (11 a 15 anos), futsal (6 a 8 anos), futsal (9 e 10 anos), futsal (11 a 15 anos), ginástica feminina (livre), caminhada (livre) e ginástica artística (6 a 13 anos).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

APP permite aos usuários acionar e acompanhar rota do Transporte Especial

Efetividade da Coronavac varia de 28% a 62% entre maiores de 70, diz pesquisa

Procon encontra variação de até 333% no material escolar

‘Nossa guerra não é eleitoral, é contra a pandemia’, avalia Doria

Bolsonaro lidera corrida presidencial em cenário sem Lula, diz Ibope

GCM e PM autuam 119 veículos em operação integrada contra “pancadões”