Na nota de esclarecimento publicada em sua página oficial no Facebook, o prefeito de Sorocaba José Crespo (DEM) faz duas lamentações a respeito da repercussão que sua viagem ao Uruguai – ocorrida durante seu atestado médico de repouso domiciliar – fez na cidade e em até mesmo jornais de todo o país.
Na nota oficial, o prefeito disse ter sido autorizado por seu médico a viajar “mediante alguns cuidados e restrições. Além do mais, era a oportunidade para descanso”.
O democrata relatou em tópicos o tratamento médico que realizou por conta de uma HBP (Hiperplastia Benigna da Próstata) que acarreta a obstrução do canal urinário. O prefeito passou por cirurgia e, devido a complicações, precisou passar por consulta, quando recebeu o atestado médico no dia 3 de julho orientando-o a fazer repouso domiciliar. No último fim de semana, porém, reportagem da TV Tem e G1 divulgou o flagrante de uma moradora de Sorocaba que o encontrou passeando em Montevidéu, no Uruguai, ao lado de sua esposa, a primeira-dama Lilian Crespo, no último fim de semana.
Sobre isso, Crespo “lamentou profundamente que maliciosamente se sugeriu até mesmo que teria apresentado atestado médico falso, que estaria simulando suposta doença para esquivar-se de compromissos e obrigações, o que jamais o fez em sua história política”. O prefeito prossegue a nota lamentando-se novamente ao sugerir “a crueldade com que esse assunto íntimo e constrangedor foi exposto publicamente”.
No texto, o prefeito explica que, após alguns exames médicos foi diagnosticado com HBP (Hiperplastia Benigna da Próstata) que acarreta a obstrução do canal urinário, causando desconforto e constrangimentos, além de exigir cuidados com eventual aparecimento de um tumor maligno (câncer de próstata). Ele relata em detalhes, por meio de tópico, todo o seu processo de tratamento médico.
Crespo recebeu o atestado médico de 14 dias no último dia 3 de julho após passar por consulta médica ao sentir agravamento do incômodo e dos efeitos colaterais de sua cirurgia. No dia 5 de julho o atestado foi apresentado na Câmara de Vereadores.
Devido ao afastamento pelo atestado médico, Crespo deixou de comparecer à convocação dos vereadores que integram a Comissão Processante da Câmara Municipal de Sorocaba (CP), que investiga a suposta participação dele no caso do ‘falso voluntariado’ praticado por uma ex-servidora de sua confiança.
No entanto, o atestado médico entregue pela defesa de Crespo apontava que o Chefe do Executivo estaria afastado de suas atribuições na Prefeitura por 14 dias e recomendava repouso. Ao ter a foto divulgada pelo portal G1, da TV TEM/Globo, os vereadores ficaram irritados e divulgaram uma nota sobre tal situação.
Os vereadores irão se reunir na segunda-feira (15), às 10h, para avaliar as respostas e tomar as providências necessárias. “Não podemos admitir que o prefeito deixe de comparecer a uma audiência alegando problemas de saúde, abandone suas funções e faça uma viagem internacional sem prestar contas de seus atos”, resumiu Pessini.
Leia a nota abaixo na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“Diante das notícias veiculadas na imprensa sobre minha viagem ao Uruguai no último ferido do dia 09 de julho, venho a esclarecer:
– Após alguns exames médicos fui diagnosticado com HBP (Hiperplastia Benigna da Próstata) que acarreta a obstrução do canal urinário, causando desconforto e constrangimentos, além de exigir cuidados com eventual aparecimento de um tumor maligno (câncer de próstata).
– Diante disso, o urologista Dr. Hugo Hopólyto me indicou o cirurgião especializado Dr. Limírio Leal da Fonseca Filho, com consultório na capital paulista, cujo especialista recomendou intervenção cirúrgica, realizada no dia 07/06/19.
– Em razão da cirurgia ter ocorrido em região vascularizada, a cicatrização teve complicações, com incômodos constantes, tais como sangramento interno e incontinência urinária, com dores na região afetada.
– Após alguns dias hospitalizado, permaneci em repouso domiciliar exercendo todas as atividades administrativas concernentes ao cargo, tal como se pode constatar no Diário Oficial do Município.
– Com o agravamento do incômodo e dos efeitos colaterais passei por consulta médica no dia 03/07/19, ocasião em que me foi recomendado repouso domiciliar por 14 dias, conforme documento médico, além de ingestão de medicamento específico.
– Por conta disso, cancelei minha agenda oficial de reuniões e eventos públicos diante dos constantes incômodos e constrangimentos que poderiam me sujeitar (sangramentos e incontinência urinária), permaneci em repouso, mas despachando todos assuntos do Executivo, ressaltando que meu estado de saúde não implicou em internação ou imobilização, também não fiquei acamado.
– A viagem para Uruguai com minha esposa no feriado de 09 de julho estava programada há meses e estava autorizado a fazê-la mediante alguns cuidados e restrições. Além do mais, era a oportunidade para descanso.
– Retornei a São Paulo no dia 09/07, portanto, já estava aqui no dia 11/07, dia agendado para minha oitiva na Comissão Processante, mas com a ciência dos Vereadores que me ausentaria e os receberia em data próxima para conclusão dos trabalhos, sem qualquer prejuízo para os trabalhos, tanto é assim que foi agendada a oitiva para o dia 22/07.
– Lamento profundamente que maliciosamente se sugeriu até mesmo que teria apresentado atestado médico falso, que estaria simulando suposta doença para me esquivar de compromissos e obrigações, o que jamais fiz na minha história política.
– Lamento a crueldade com que esse assunto íntimo e constrangedor foi exposto publicamente e as maldades disseminadas para instaurar uma crise política.
– Continuo tomando medicamentos e sob supervisão médica para tratar dos efeitos colaterais da cirurgia na próstata, também realizarei novos exames por estar em situação de risco para câncer de próstata.
– Reafirmo meu respeito à todos Vereadores de Sorocaba e que jamais me utilizaria de ardil para deixar de prestar esclarecimentos ao Parlamento.
– Agradeço, por fim, pelas centenas de mensagens de solidariedade que recebi nas últimas 24h, agradeço em especial a minha família – esposa, filhos e netos – pelo conforto e carinho que estão me dispensando.
– Que Deus nos abençoe, que Deus abençoe nossa cidade de Sorocaba.”