21 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

COP29: Alckmin destaca compromisso com desenvolvimento sustentável

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Postado em: 12/11/2024

Compartilhe esta notícia:

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou durante o discurso no segmento de alto nível da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão, que o Brasil está comprometido com o desenvolvimento sustentável.  

Estamos implementando o Plano Clima, que servirá como guia da política climática brasileira até 2035. Firmamos também o Pacto pela Transformação Ecológica, entre os três poderes do Estado brasileiro, para a implementação do qual é fundamental a participação da sociedade civil. Precisamos de medidas concretas e no ritmo necessário. Terei a honra de apresentar nessa COP 29 a NDC do Brasil”, destacou.

Alckmin relembrou que todos os esforços globais para enfrentar as mudanças climáticas tiveram início no Brasil, durante a Eco92, no Rio de Janeiro. O vice-presidente destacou ainda a liderança do país na entrega das Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), que define a redução de emissões de gases do efeito estufa de até 67% em 2035, comparada ao ano de 2005.

Nossa NDC é muito mais do que simplesmente uma meta de redução de emissões para 2035. Ela reflete a visão de um país que se volta para o futuro e que está determinado a ser protagonista da nova economia global, com energias renováveis, combate à desigualdade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, disse.

Após o discurso oficial, Alckmin explicou que a NDC Brasileira não se resume a um percentual, ela também acompanha planos setoriais com recortes por tipo de emissão.

O Brasil tem uma metodologia que atinge a todos os gases, é uma metodologia que se estende a todos os setores, como transporte, indústria, agricultura e também o desmatamento. E é assim que nós vamos conseguir essa nossa NDC, que é altamente ambiciosa, como o presidente Lula disse, nós queremos liderar pelo exemplo”, salientou.

O vice-presidente considerou os resultados apresentados pelo país ao mundo na COP29 altamente sustentadores da posição de liderança global e ressaltou ser importante que a COP de Baku alcance o objetivo de definir a Nova Meta Quantificada Global de Finanças (NCQG, na sigla em inglês), para que as novas gerações de NDCs dos países possam ser postas em prática.

O sucesso da COP29 é parte fundamental para o sucesso da COP30, que teremos o orgulho de sediar em Belém, no Brasil, e também para a resposta global à mudança do clima. A omissão de agora custará muito para o depois”, reforçou.

Alckmin encerrou sua fala com um convite: “Espero ver você no próximo ano no Brasil”, em inglês, língua oficial das negociações em todas as COPs.

 

Informações Agência Brasil

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura aponta escoriações múltiplas em cachorro morto no Carrefour; vídeo

Saúde de Sorocaba confirma 30 casos de dengue: 16 locais e 14 importados

Jovem que matou irmão vai para cela comum na mesma prisão de Richthofen

Cachorro é resgatado após ficar duas horas preso em galeria de água na Zona Norte

Ofício aponta que Crespo ignorou pedido do MP para não retirar terreno cedido

Novo residencial com apartamentos compact premium chega ao Campolim