Por José Simões
Antes de escrever acerca do espetáculo é preciso apontar que um dos diferenciais de poucos grupos e companhias de teatro de Sorocaba é ter o seu espaço para apresentações e ensaios.
Manter um espaço teatral próprio requer sempre uma dose coragem e determinação dos artistas envolvidos. Isso porque a manutenção de tais espaços não é simples, é custosa.
O espaço sobrevive da renda da bilheteria dos espetáculos. Portanto, se há pouco público pagante,o resultado é prejuízo nas contas do grupo. Por consequência se pode imaginar a bola de neve que envolve as finanças do grupo.
A presença de espaços próprios como: Trupé, Camarim, Nativos, Teatro Escola Mario Persico e agora o do Sevastra são fundamentais para a vida cultural de Sorocaba, principalmente, numa cidade carente de espaços culturais.
Que tal prestigiarmos os espaços teatrais das companhias de teatro da cidade? Você assiste ao espetáculo, valoriza o teatro local e, ao mesmo tempo, colabora com a manutenção e a economia desse espaço.
No final de semana, no espaço da Trupé, está em cartaz a temporada do espetáculo “Manual de Sobrevivência”.
Segundo a sinopse no espetáculo: “algumas atrizes ensaiam um espetáculo que nunca estreia. Confinadas nesse espaço ele é invadido por uma figura sem rosto, sem nome, sem identidade. Elaspressentem risco de vida.” O restante da história só indo ao teatro para conferir.
Atenção: são poucos lugares.
Prestigie o teatro da sua cidade.
SERVIÇO
“Manual de Sobrevivência” - Trupé de Teatro
De 19/10 a 17/11, sábados às 20h e domingos às 19h
24 lugares
Teatro da Trupé: Rua Dr. Nogueira Martins, 457 - Centro
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) antecipados em www.sympla.com.br/trupedeteatro ou na bilheteria com 1h de antecedência
Ficha técnica
Encenação de Carlos Doles,
Dramaturgia de Débora Brenga,
Atuação de Daniele Silva, Ketlyn Azevedo, Larissa Alves, Laura Guedes, Natália Martins e Victor Motta.
Direção de arte e figurinos de Felipe Cruz,
Sonoplastia e sonoridades Victor Motta,
Iluminação Victor Motta e Felipe Cruz.
José Simões é professor e crítico teatral.