24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Culinária espanhola - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 23/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

As mais de duzentas mensagens de comentários sobre a gastronomia espanhola do prato Miga me fez escrever este artigo nesta semana.

 

Em 2017 usando minha página do facebook já tinha escrito uma breve postagem sobre a Miga no bairro Além Ponte, onde se concentram grandes números de descendentes espanhóis.

 

Na época uma receita da Miga com pedacinhos de pães que foi trazida da Andaluzia foi espalhada na cidade de Sorocaba.

 

Uma senhora espanhola moradora na minha juventude de uma pequena casa de fundos na rua Cel. Nogueira Padilha, produzia a sua miga às crianças vizinhas.

 

A dona Rafaela era chamada de ”Goela”, avó em espanhol. Dia 18 de maio de 2020 recebi da Jurema Sanches Casare e várias pessoas mais dicas. Ela, Jurema, comentou que a sua mãe fazia a Miga de pão amanhecido e às vezes de fubá. Ela aprendeu com a mãe, em Granada, na Espanha. Era uma delícia nas tardes frias de inverno, comentou a Jurema.

 

Sonia Cano destacou que a sua sogra também gostava de fazer esse prato tradicional. E a Malu Maria de Lourdes lembrou que a sua mãe ficava esperando o seu pai com Miga, às 14 horas, quando ele chegava do trabalho na Indústria Votorantim.


Edenise Parra aproveitou para oferecer gentilmente a receita de sua avó, que compartilhamos para quem não sabe preparar essa culinária. Vamos lá: cortar o pão amanhecido em quadrados ou pedacinhos. Respingar com água ou leite. Em uma panela, preparar um pouco de alho moído, cebola picadinha, sal e se desejar um pouco de pimenta. Depois de mexer bem e aquecer, colocar cheiro verde e os pães cortados. Fica uma delícia com um delicioso cafezinho.

 

Essa receita de Miga a Edenise aprendeu com a sua mãe que por sua vez, aprendeu com a família espanhola. A Sonia Maria Gonçalves aproveitou a deixa para experimentar em sua casa essa delícia.

 

Quem também deu a receita foi o Antonio Carlos Sartorelli. A sua listinha é assim: Mistura o pão picado e molhado com um refogado de cebola, alho, tomate e junta ovo e farinha de trigo. Mexe bem e acrescenta queijo ralado. Coloca em uma forma e cobre com fatias de tomate e põe para assar.

 

A Magali Ventura contou que quando faz ela “se mata de comer”, principalmente com um torresminho.

 

Aproveita e manda também a sua receita de Miga, escrevendo o seu comentário neste artigo do site do Jornal Ipanema e na Página Artigos do Vanderlei Testa no Facebook.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opinioes e www.facebook.com/artigosdovanderleitesta

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 50 milhões

Doria decreta fechamento total de serviços não essenciais por 15 dias no Estado de São Paulo

Vendas de veículos novos crescem 0,22% no país

Perícia a distância do auxílio-doença do INSS terá início dia 16

PMs agridem jovens durante abordagem em bairros da Zona Norte; veja vídeo

Programa de Desenvolvimento Econômico de Salto de Pirapora atrai empresas e fomenta geração de renda