A eleição da Mesa Diretora do legislativo sorocabano, para o Exercício de 2023 e 2024, é a única matéria em pauta na 83ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba a realizar-se nesta quinta-feira, 15, a partir das 9 horas.
Conforme preveem a Lei Orgânica do Município (Art.19) e o Regimento Interno da Casa (Art.13), a eleição da Mesa deve ocorrer, obrigatoriamente, na última sessão ordinária do ano, assumindo os eleitos suas funções em 1º de janeiro do ano seguinte.
A mesa diretora é composta pelo presidente; 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente; 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário. O mandato da Mesa será de dois anos, permitida a reeleição para o mesmo cargo na eleição subsequente.
Segundo o regimento interno, a eleição dos membros da Mesa será feita por votação nominal, com cédulas onde constarão as especificações dos cargos, que serão lidas e assinadas pelo vereador votante. Havendo empate para o mesmo cargo, os dois mais votados concorrerão a um segundo escrutínio e, se persistir o empate, disputarão o cargo por sorteio. Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa.
Atualmente, a Mesa da Câmara é composta pelo presidente Cláudio Sorocaba (PL); pelos secretários Luis Santos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos) e Cícero João (PSD) e pelos secretários Fábio Simoa (Republicanos), João Donizeti Silvestre (PSDB) e Silvano Jr. (Republicanos).