30 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

75 comércios serão autuados por aumento injustificado de preços

Arquivo
Postado em: 15/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria Jurídica (Saj), notificou 185 estabelecimentos por aumento injustificado no valor de seus produtos. Foram 77 supermercados e 108 farmácias e similares que comercializam produtos alimentícios de primeira necessidade, álcool em gel e máscaras de proteção. Destes, 166 apresentaram a documentação relativa às notas fiscais dos produtos e 51%, ou seja, 75 estabelecimentos serão autuados por irregularidades.

De acordo com o Superintendente do Procon, Carlos Rocco, já foram analisadas documentações de 57 supermercados e 91 de farmácias e similares. Sobre os estabelecimentos que ainda não responderam, Rocco conta que estão dentro de prazo exequível, ou foram renotificados para complementação de informações, ampliando o prazo de devolutiva. “Os casos em que simplesmente não responderem serão autuados por desobediência”, afirmou.

A elevação das margens de lucro em percentual acima de 85%, injustificadamente, pode ser considerada conduta abusiva nos termos do Código de Defesa do Consumidor e a pena deverá ser agravada dada a decretação do Estado de Calamidade Pública. Constatadas condutas abusivas, o valor da multa varia R$ 665,00 e R$ 9 milhões.

O atendimento presencial já é possível. Mas a orientação é a de que o consumidor converse com o órgão pelo WhatsApp (15) 99198-2958, buscando esclarecer suas dúvidas, antes de ir até a sede. Ainda estão disponíveis os canais digitais procon.sorocaba.sp.gov.br, para denúncias, o  http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao, aplicativo e redes sociais. Reclamações devem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br e pelo whatsapp.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lançado livro biográfico de Dom Júlio Akamine - veja a coluna de Vanderlei Testa

Sorocaba registra 900 casos de violência doméstica, divulga Conselho da Mulher

Espanhóis saem às ruas pela 1ª vez para se exercitar após 49 dias de confinamento

Maradona é operado com sucesso de hematoma na cabeça, diz médico

GCM faz Operação Saturação no Carandá

Eleições 2020: protocolo deve ser seguido no dia da votação