A 20ª edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba”, ocorrida no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), disponibilizou, ao longo desta terça-feira (26), mais de duas mil oportunidades de trabalho aos cidadãos. O evento é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do PTS.
Ao todo, foram atendidas perto de mil pessoas, com número próximo de encaminhamentos para vagas de emprego, sendo que muitos inscritos tiveram mais de uma oportunidade de trabalho oferecida e muitos ainda foram contratados no próprio local.
Além das vagas ofertadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), pelas agências de recrutamento e seleção e empresas presentes no local, que somaram 35 nesta edição do evento, a ação contou, também, com quatro institutos de qualificação profissional, que disponibilizaram cursos e capacitações gratuitos.
Representando o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, esteve o secretário da Sert, Hudson Pessini, que falou aos candidatos presentes. “O ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’ é um facilitador a todos que estão à procura de uma recolocação no mercado de trabalho, pois reúne, em um só lugar, inúmeras vagas de emprego disponibilizadas na cidade. Foi por meio deste programa, campeão nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, na categoria Eixo Econômico, que conseguimos manter altos índices de empregabilidade em Sorocaba“, pontuou.
Também estiveram presentes no evento os diretores de área Anselmo Neto e Bruno Santana; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o diretor administrativo e financeiro do Parque Tecnológico de Sorocaba, Eduardo Marques, que representou, na ocasião, o presidente do PTS, Nelson Cancelara; além do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Santos.
Para o diretor de área da Sert, Bruno Santana, o “Mutirão de Empregos Sorocaba” tem papel fundamental na vida dos sorocabanos. “Proporcionar empregabilidade é a arte de abençoar vidas e esse é o nosso objetivo aqui: promover a geração de empregos na cidade. É a partir desse projeto que muitos arrimos de família podem encontrar o tão desejado emprego e levar o sustento para suas casas”, relatou.
Roberta da Silva de Andrade tem 42 anos e está fora do mercado de trabalho. Ela recebeu o encaminhamento para uma entrevista para uma vaga de auxiliar de produção. “Estou muito feliz em participar do ‘Mutirão de Empregos’, sendo uma das primeiras a receber o encaminhamento para a entrevista de emprego, por meio do PAT. Parabéns a todos por esse importante trabalho”, ressaltou.
Um dos participantes que já foram contratados no local do mutirão foi o jovem Luidhi Gabriel França Rodrigues, de 19 anos, para a vaga de auxiliar de limpeza. Ele saiu do evento e foi encaminhado para realizar os exames médicos admissionais. “Foi uma ótima oportunidade participar deste programa municipal e já sair contratado em um emprego fixo. Essa importante iniciativa auxilia bastante os munícipes em situação de desemprego”, concluiu.