28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Deputada Carla Zambelli protocola pedido de impeachment de Lula por fala sobre Holocausto

Foto: Câmara dos deputados
Postado em: 23/02/2024

Compartilhe esta notícia:

Victória Azevedo para Folhapress

 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), protocolou na noite desta quinta-feira (22), um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) por ele ter comparado as mortes na Faixa de Gaza ao Holocausto. A informação foi confirmada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados. Segundo Zambelli, o pedido reúne assinaturas de 140 deputados federais —inclusive de membros de partidos que são da base aliada do petista no Congresso Nacional. Ela diz que outros cinco parlamentares também indicaram que querem assinar o documento. A secretaria-geral está, agora, conferindo as assinaturas de cada um dos parlamentares.

 

Apesar de a crise ter dado munição à oposição e ter mobilizado aliados de Bolsonaro em torno do pedido de impeachment, líderes de bancadas no Congresso Nacional afirmam ser zero a chance de a ofensiva prosperar. A abertura do processo depende do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lira não tem prazo para analisar esses pedidos, que podem ficar em sua gaveta por tempo indeterminado. Em caso de arquivamento da solicitação, pode haver recurso ao plenário.


"Minha meta a princípio era cerca de 80 assinaturas, chegamos a 140. Quem sabe agora chegamos em 1/3 da Casa? A população está pedindo para seus deputados, isso é muito positivo", diz Zambelli à reportagem.
Para os deputados, a declaração polêmica de Lula foi crime de responsabilidade. A fala foi, segundo eles, "ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade".


Na terça-feira (20), um grupo de parlamentares do PL e da oposição ao governo concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Nela, Zambelli disse que o pedido "não é ideológico", mas que Lula cometeu crime de responsabilidade e que o Congresso tem "a responsabilidade de responder à altura". Segundo a assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados, há registros de 19 pedidos de impeachment contra Lula em seu terceiro mandato. Jair Bolsonaro (PL) teve 158 pedidos ao longo dos quatro anos em que esteve na Presidência.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em outubro

Procon de Sorocaba apresenta balanço inicial da Operação Black Friday 2021

Prefeitura inicia obras de modernização da iluminação da Praça Pio XII no Santa Rosália

Justiça alerta para golpes aplicados via telefonemas e falsos sites de leilões

VÍDEO - Incêndio em apartamento no Carandá mobiliza Corpo de Bombeiros; não houve feridos

Flávio Bolsonaro diz não saber sobre depósitos de Queiroz para a sua esposa