26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO - Médico grava vídeo com UTI lotada em Sorocaba e apela: "temos nos desgastado"

Foto: reprodução/vídeo
Postado em: 18/03/2021

Compartilhe esta notícia:

O coordenador de uma das UTIs do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o médico Paulo Roberto de Abreu Sampaio, fez um apelo, por meio de vídeo, para que as pessoas se cuidem durante a pandemia, para não serem contagiadas pelo novo coronavírus. 


Assista abaixo

Na gravação, o especialista aparece na UTI lotada. "Nossa realidade são leitos lotados há quase 1 ano. Recebemos pacientes diariamente de todas as cidades da região. Todos os profissionais de saúde se revezam para os cuidados desses pacientes. Sempre na batalha, temos nos desgastado frequentemente, mas seguimos nesses cuidados", afirma.


"Tem sido uma luta desgastante já há quase 1 ano, mas não deixamos de prestar nossa melhor assistência. Fique em casa, não queremos cuidar de você também, nem ver você nessa situação. Fique em casa, tome todas as medidas necessárias de prevenção. Fique em casa", finaliza.

Somente em março, Sorocaba já acumula cerca de 110 mortes divulgadas no boletim epidemiológico.

Nesta quinta-feira (18) de manhã, 90 pacientes já atendidos nas unidades de urgência e emergência da cidade aguardam encaminhamento a leitos hospitalares, sendo 32 de enfermaria e 58 de UTI.

Assista

 




Médica compara hospitais com cenário de guerra


A médica infectologista Naihma Salum Fontana, que atua em dois hospitais, sendo um em Sorocaba e outro em Itu, gravou um vídeo no domingo (14), que viralizou nas redes sociais. Nele, ela fala que "chegou o momento que mais temíamos: o colapso na saúde". "Não tem vagas e não param de chegar pacientes precisando de vagas. É uma situação de trincheira, de guerra. Nunca imaginei passar por isso. Em um dos hospitais que trabalho existe uma estrutura muito boa, que não está sendo suficiente". 


 

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 desta quarta-feira (17), no Hospital Estadual Adib Jatene cinco leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 30 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 100% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 11 leitos clínicos Covid e 10 estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 31 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 30 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 85,71% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 18 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 92,72%, o que representa 51 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 18 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e encontram-se ocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados. O único leito UTI infantil deste hospital está ocupado. O hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e nove estão ocupados. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, três estão ocupados.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 13 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 17. Dos três leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, dois estão ocupados. O Centro de Estabilização Zona Oeste está com oito leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 10. Dos 23 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 22 encontram-se ocupados.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (65 leitos ocupados dos 65 pactuados) e 100% dos de UTI (43 leitos ocupados dos 43 existentes). Os dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital encontram-se ocupados. O Samaritano possui 26 leitos clínicos Covid ocupados do total de 26 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 100% de ocupação, o que significa 29 leitos ocupados dos 29 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 100% de ocupação de sua UTI Covid (19 leitos ocupados dos 19 pactuados) e 100% dos leitos clínicos (23 leitos ocupados dos 23 pactuados). O Hospital Amhemed possui dois leitos clínicos Covid ocupados, sendo 12 pactuados. Já a UTI do mesmo hospital possui cinco leitos ocupados do total de sete.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba é 2ª cidade com mais imóveis vendidos no interior de SP no 1° trimestre

Urbes implantará dispositivo para travessia segura de pessoas com mobilidade reduzida

Saae conclui remanejamento de rede para obra do BRT

OMS: crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras como adultos

Doria toma sol sem máscara em piscina de hotel no Rio e vira alvo de bolsonaristas

Top of Mind: Planeta é a construtora mais lembrada de Sorocaba pelo 3° ano consecutivo