26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO - Agora prefeito, Manga declara que "recuperará saúde e desenvolvimento de Sorocaba"

Foto: reprodução
Postado em: 01/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Rodrigo Manga (Republicanos) foi empossado como prefeito de Sorocaba nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021. 

 

Assista o vídeo abaixo


O prefeito eleito tomou posse ao lado de seu vice, Fernando Martins da Costa Neto, além dos 20 vereadores para o mandato 2021/2024. 


A sessão solene começou às 10 horas, no plenário da Câmara, e, primeiramente, houve a sessão para eleição do presidente da Câmara, o qual foi eleito Cláudio do Sorocaba 1 (Republicanos), favorito de Manga para assumir a cadeira. 


Após, às 13 horas, Manga tomou posse de seu mandato. O evento foi presencial, porém, restrito aos eleitos e à estrutura técnica da casa, devido ao cumprimento dos protocolos sanitários definidos pelo Plano São Paulo. 


Antes de discursar, Manga recebeu de Fernando, seu vice, uma faixa especial com os dizeres "prefeito de Sorocaba".


"Além do Executivo, é tempo de renovação também no Legislativo. Espero harmonia e integração com todos", disse. "Vamos fazer o melhor pelo povo sorocabano sempre buscando o desenvolvimento da cidade. Vamos recuperar nossa saúde e o desenvolvimento", afirmou. "Vamos juntos buscar sonho de retomar o caminho do desenvolvimento e tornar Sorocaba uma cidade humanizada e inovadora. Humanizada, pois olharemos para os que mais precisam".

O prefeito voltou a frisar também que, a partir de fevereiro, atenderá a população no térreo da prefeitura.

À Presidência da Câmara, Manga indicou o vereador João Donizeti (PSDB) como líder do governo.


Manga foi eleito no segundo turno das eleições deste ano com 153.228 votos, mais de 52% da preferência do eleitorado.

 

 

Confira os nomes secretariado municipal:

 

- Secretária de Governo - Amália Samyra da Silva Toledo, 29 anos 

 

Graduada pelo Centro Universitário Uninter de Sorocaba. Acumula oito anos de experiência como assessora parlamentar da Câmara Municipal de Sorocaba, onde também foi Chefe de Gabinete. Atualmente, cursa pós-graduação em Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes.

 

- Secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico - Dr. André Maximiliano Moron Machado, 56 anos

 

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba. Delegado de Polícia concursado, com formação na Academia de Polícia de São Paulo. Exerceu suas funções em várias cidades do interior paulista. Em Sorocaba, atuou à frente do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos a Mão Armada), dando assistência à Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Posteriormente, foi Delegado de Polícia Titular dessa divisão. Transferido para a DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), atuou em Sorocaba e outros 17 municípios da região na repressão ao tráfico de entorpecentes e prevenção ao uso de drogas. Em 2005, foi nomeado Delegado Seccional de Polícia de Sorocaba, função que exerceu até 2013. Atualmente, exercia o cargo de Delegado de Polícia Titular do 4.º Distrito Policial/Sorocaba (Zona Oeste).

 

- Secretário da Cidadania - Clayton Cesar Marciel Lustosa, 43 anos

 

É bacharel em Administração pela FIP (Faculdade do Interior Paulista, campus Barra Bonita) e tem pós-graduação em Gestão Pública pela mesma instituição de ensino. Foi cabo do Exército e assessor de gabinete de Oficial General de Brigada do Ministério da Defesa de São Paulo (1996 – 2004). Deixou o exército em 2004 para se tornar empresário no ramo de tecnologia e franquias e posteriormente diretor comercial em empresa privada em Curitiba (PR). Exerceu o cargo de diretor-geral da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura Municipal de Barueri.

 

- Secretário de Serviços Públicos e Obras - Darwin José De Almeida Rosa, 43 anos

 

Graduado em Engenharia Civil pela Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba, com pós-graduação em Gestão de Projetos e Inovação, pela mesma instituição. Possui cursos de especialização e participou de eventos de atualização profissional nas áreas de Pavimentação Urbana, Parcelamento do Solo Urbano e Soluções para Engenharia de Infraestrutura. Trabalhou em empresas de grande porte, tendo participado de importantes projetos de engenharia, como a construção da terceira faixa de rodovia e a construção de avenidas na cidade.

 

- Secretário da Administração - Fausto Bossolo, 39 anos

 

Bacharel em Direito pela FADITU (Faculdade de Direito de Itu) e tem MBA em Gestão Pública pela EPD (Escola Paulista de Direito). Foi Chefe de Gabinete da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Foi coordenador e depois superintendente na CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços do Governo do Estado de São Paulo). Atuou também na Câmara Municipal de São Paulo, como assessor legislativo e chefe de gabinete. Foi assessor jurídico e contábil em escritório de advocacia e trabalhou na área administrativa na iniciativa privada. Iniciou a carreira profissional na área do Direito em uma grande montadora multinacional.

 

- Secretário da Fazenda - Israel Evangelista Borges De Oliveira, 52 anos

 

Graduado em Jornalismo, com especialização em Finanças Públicas, em Contabilidade Pública e com graduação em Gestão Pública. Atuou como diretor assistente na Prefeitura de Diadema, onde desempenhou também as funções de secretário interino de Finanças e de coordenador do Programa de Desenvolvimento Econômico. Foi diretor de Planejamento e Execução Orçamentária da Secretaria Municipal de Economia e Finanças de Itu. Foi assessor da Secretaria dos Negócios da Fazenda de Osasco. Possui vários cursos de especialização na área da Administração Pública e Finanças Públicas.

 

- Controladoria Geral do Município - João Alberto Corrêa Maia, 50 anos

 

Tecnólogo em Gestão Hospitalar na UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Foi vice-presidente de ONG internacional e acumula 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e gestão na área. Atuou na Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Sorocaba.

 

- Secretário da Cultura  - Luiz Antônio Zamuner, 55 anos

 

Graduado pela Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista. Foi presidente da FUNDEC - Fundação Cultural Mantenedora da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e do IMMS - Instituto Municipal de Música de Sorocaba por duas gestões (2016-2019). Foi diretor técnico da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e do Instituto Municipal de Música (2008 – 2013). Atualmente, é diretor de Comunicação da APCD Central, presidente do Conselho Superior da FUNDEC Sorocaba, membro do Conselho Consultivo do MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, membro eleito do Conselho Superior da FADI - Faculdade de Direito de Sorocaba e membro do Conselho Superior da FUA - Fundação Ubaldino do Amaral. Integra também o Conselho Editorial do Jornal Cruzeiro do Sul (2018- 2022), o Conselho Superior do Hospital Jardim das Acácias, o Conselho Superior do Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba, onde já foi diretor educacional, o Conselho Superior Asilo Vila dos Velhinhos, onde é também vice-presidente, e o Conselho Superior da Fundação Cruzeiro do Sul.

 

- Urbes – Trânsito e Transporte - Luiz Carlos Siqueira Franchim, 69 anos

 

Graduado em Economia e Administração de Empresas pela FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado). Soma mais de 40 anos de experiência na área de administração em Transporte Público. Foi secretário de Mobilidade e Acessibilidade de Sorocaba, bem como exerceu o cargo de presidente da Urbes. Atuou na Administração e Fiscalização do Sistema de Transporte Urbano de São Paulo. Também atuou na criação, consolidação e implantação do Metrô paulistano. Trabalhou, ainda, na área administrativa da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e na remodelação e consolidação do Sistema de Fiscalização do Transporte Rodoviário regular e fretamento do estado de São Paulo.

 

- Secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas - Luiz Henrique Galvão, 32 anos

 

Tem formação de Tecnologia em Marketing pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Atuou como supervisor de vendas em empresas da iniciativa privada, onde acumulou experiência em gestão de equipes, treinamento profissional com foco em liderança e realização de eventos, além do domínio de processos administrativos. Trabalhou também nas áreas de Marketing e Merchandising, desenvolvimento, promoção e distribuição de produtos. Atualmente, desempenhada função de gerenciamento de produtos, comunicação, distribuição e vendas em empresa distribuidora do setor farmacêutico.

 

- Parque Tecnológico de Sorocaba - Nelson Tadeu Cancellara, 52 anos

 

Graduado em Administração de Empresas pela Unicid (Universidade Cidade de São Paulo). Cursou quatro anos de Engenharia Mecânica e tem formação técnica em Mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Atuou como gestor administrativo em várias empresas de médio e grande porte nacionais e multinacionais, tendo 30 anos de experiência nessa área. Foi gestor executivo da primeira Incubadora de Empresas de Sorocaba, criada pelas entidades CIESP, Prefeitura Municipal de Sorocaba e Sebrae. Integrou a equipe que idealizou o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), tendo sido o primeiro Presidente da Gestora do PTS e foi presidente do Conselho Administrativo. Foi diretor executivo do Parque Tecnológico, onde contribuiu com a criação de mais de 45 startups.

 

- Secretário de Planejamento - Paulo Henrique Marcelo, 52 anos

 

Formação em Marketing pelo Colégio Uirapuru, com cursos de liderança, gerenciamento, propaganda e promoção. Atuou durante 23 anos em empresa multinacional, em cargos de supervisão, gerenciamento e coordenação nas áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e de Gestão de Pessoas. Ainda foi diretor de empresa de distribuição de alimentos e vinha atuando, desde 2017, como Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Sorocaba.

 

- Secretário de Esportes e Lazer - Pedro Roberto Pereira De Souza, 63 anos


 
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (PR), pós-graduado em Administração e Marketing pela Universidade de Sorocaba (Uniso), com estágio em Esporte na Universidade do Pacífico, em Stockton, na Califórnia (EUA). Foi preparador físico do futebol profissional de vários clubes dos estados do Paraná e de São Paulo, como Marília e Coritiba, além da Seleção Paranaense de Juniores. Também foi preparador físico de times de basquete, como Monte Líbano, Prudentina e Minercal, além das Seleções Brasileiras masculina e feminina de Basquete, nas décadas de 1970 e 1980. Foi dirigente dos times de basquete Arisco Minercal, Constecca e Leite Moça e do voleibol nos times Leite Moça e Leites Nestlé (1990 a 1996), Atlético Sorocaba (1992 a 1996) e Esporte Clube São Bento (2002 e 2004). Atualmente, é vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do estado de São Paulo e presidente do Panathlon Internacional - Distrito Brasil. É membro do Conselho Estadual de Esportes, do Conselho Municipal de Esportes de Sorocaba, da Comissão Permanente de Avaliação da Escola de Educação Física da Polícia Militar, do CONDESPORTE - Conselho Superior de Esportes e do CODE – Cadeia Produtiva do Esporte na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Delegado da Federação de Internacional de Educação Física – Regional de São Paulo. 

 

- Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - Robson Coivo, 44 anos

 

Possui formação técnica em Gestão Mercadológica pela UNIP – Univrsidade Paulista. Foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de Sorocaba. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba. É empresário há 24 anos na cidade.

 

- Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Ronald Pereira da Silva, 47 anos

 

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu (FADITU). Tem curso de extensão em Formação de Agentes de Vendas e Dirigentes Comerciais pela Unicamp. Possui MBA em Vendas e Trade Marketing pela ESAMC. Foi diretor técnico do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo). Exerceu o cargo de diretor-geral do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba) e foi secretário municipal da Secretaria de Recursos Hídricos da Prefeitura de Sorocaba. Também atuou em diferentes companhias da área de petróleo e derivados. Foi assessor técnico parlamentar na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Iniciou profissionalmente na Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba), na área administrativa. Atualmente, exerce o cargo de assessor da diretoria de Tecnologia, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sabesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

  
- Secretário do Meio Ambiente, Bem-Estar e Proteção Animal – Dr. Antonio Prieto Neto, 39 anos

 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal – Unipinhal. Atualmente, cursa MBA em Gestão e Marketing em Agronegócios na Cesumar. Há 15 anos atuante na causa do bem-estar e proteção animal, auxiliando entidades e órgãos de proteção do setor.

 

-  Secretária de Comunicação – Fernanda Burattini Monteiro de Carvalho, 42 anos

 

Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo. MBA em Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC Sorocaba. Atuou como repórter na antiga A Gazeta Esportiva, em veículos do Grupo Folha de S. Paulo e em agências de comunicação e publicidade na capital paulista e no interior. Foi professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na ESAMC Sorocaba por oito anos. Atualmente, dirige empresa de Comunicação própria, atendendo empresas de variados segmentos.

 

- Secretária Jurídica – Dra. Luciana Mendes da Fonseca, 37 anos

 

Bacharel em Direito pela Universidade Centro de Ensino Unificado do Maranhão – CEUMA. Certificada no curso de Preparação à Magistratura pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Maranhão e Pós-graduada em Ciências Criminais pela Rede LFG – Luís Flávio Gomes. Foi secretária parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília - DF. Participou, como congressista, de eventos como o Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Direitos Fundamentais e Democracia no Mundo Globalizado. Atualmente, advoga em escritório próprio, com atuação nas áreas do Direito Civil, Criminal, Eleitoral, Administrativo, de Família e do Consumidor.

 

- Secretário de Educação – Márcio Bortolli Carrara, 41 anos

 

Formado em Pedagogia, com licenciatura plena, pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Pós-graduado com especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Aldeia de Carapicuíba e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Conchas. Foi aluno especial da pós-graduação em disciplina da área de Educação da UFSCar. Foi chefe de Seção de Políticas Educacionais e gestor educacional da Secretaria da Educação do município, com gestão de equipes e de programas do governo federal. Atuou como docente no Ensino Infantil, Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes pública e privada. Atualmente, é professor da rede municipal de Sorocaba, no Ensino Fundamental I.

 

- Secretário de Recursos Humanos – Dr. Rodrigo Onofre, 37 anos

 

Bacharel em Direito pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faditu. Foi analista financeiro de empresa multinacional; assessor jurídico na Câmara Municipal de Sorocaba; consultor financeiro independente e analista administrativo na iniciativa privada. Foi membro da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Sorocaba. Ocupou o cargo de secretário jurídico da Câmara Municipal de Sorocaba e atuou, desde 2017, como assessor jurídico no Legislativo sorocabano.

 

- Fundo Social de Solidariedade – presidente Sirlange Frate Maganhato, 41 anos

 

Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Unip – Universidade Paulista de Sorocaba. Especializou-se em Marketing Digital e Eleitoral. Possui diversos cursos nessas áreas e, atualmente, inicia pós-graduação em Análise e Marketing Político na Faculdade Republicana.

 

- Secretário de Habitação e Regularização Fundiária – Tiago da Guia Oliveira, 33 anos

 

É arquiteto e urbanista com Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela UFSCar e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela UNIDERP. Pesquisador na área de habitação social, vazios urbanos e avaliação pós-ocupação. Possui mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, além de especialização em Administração Pública e Gestão de Cidades, pela Uniderp, de Campo Grande. Atualmente, cursa pós-graduação Master em Neuroarquitetura pelo IPOG, de Goiás, e é docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba (UNISO), além de atuar como arquiteto na Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Sorocaba.

 

- Secretário da Saúde – Dr. Vinicius Rodrigues, 32 anos

 

Médico imagenologista, formado pela Faculdade de Medicina Estadual de Marília. Cursou residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem na mesma instituição. Foi coordenador do Serviço de Diagnósticos do Hospital Regional de Sorocaba “Adib Jatene”. Atualmente, exerce suas atividades em diversos serviços públicos e particulares em Sorocaba e região.

 

- Secretário de Segurança Urbana – Cel. Vitor Maurício Gusmão Lopes, 59 anos

 

Coronel na Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fez o curso de formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Foi Comandante de Grupamento de Bombeiros, Comandante de Batalhão (Sorocaba – Itu – Votorantim) e Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento do Interior 7 – Sorocaba. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos, com pós-graduação em Gestão Integrada e pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade de Sorocaba - Uniso. É instrutor de Educação Física e tem Licenciatura Plena nesta área e é graduado em Gestão de Segurança Privada pela Universidade Paulista – Campus Sorocaba. Atualmente, é gestor de segurança em um grande centro comercial na cidade de Sorocaba.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SP anuncia a flexibilização do uso de máscaras ao ar livre a partir de 11 de dezembro

“Votorantim é do Senhor Jesus Cristo”: totem é instalado na cidade

Bolsonaro é o pior presidente no mundo, diz Felipe Neto no NYT

Governo Doria adia divulgação de dados da Coronavac, mas diz que ela é eficaz

Irritado com multa, motorista desacata "amarelinho" e acaba sendo encaminhado à delegacia

Idoso atinge dois veículos e morre após colisão frontal em rodovia