25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tribunal determina novamente que Câmara demita 20 assessores; Dini dá prazo a colegas

Reprodução / TV Câmara
Postado em: 23/07/2020

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal de Contas de São Paulo notificou a Câmara de Sorocaba sobre o abuso no número de cargos comissionados no Legislativo, oito meses após a recusa dos vereadores em seguir a mesma determinação do TCE. Para cumprir o que determina o tribunal, será demitido um assessor por gabinete de vereador. Atualmente, são cinco por cada, limite máximo permitido. No total, serão exonerados 20 cargos comissionados.

O presidente da casa legislativa, Fernando Dini (MDB), emitiu uma circular para que cada um dos vereadores apresente o nome de quem será exonerado até o dia 31 deste mês. Caso isso não ocorra, serão demitidos os assessores contratados mais recentemente. O IPA Online apurou junto à assessoria do Legislativo que a determinação será cumprida.

Em 17 de dezembro do ano passado, após muita discussão nos bastidores, o presidente da Câmara decidiu não exonerar os 20 funcionários comissionados da Casa Legislativa, como notificou o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). 

Na época, Dini declarou ao IPA Online e em entrevista ao Jornal da Manhã, que "fizemos diversas reuniões. Nosso jurídico mostrou a preocupação que tinha quanto ao assunto. Fizemos o que nosso jurídico pediu. Nossa equação é compreensível e aceita. Temos contas sadias. Fizemos devolução de R$ 2,5 milhões em julho e queremos quebrar esse recorde agora, com dinheiro sendo encaminhado à saúde", defendeu Dini. "Tivemos oportunidade de, graças ao bom Deus, aos 48" do segundo tempo, de apresentar os números [ao TCE]", relatou. 

Por este motivo, os vereadores decidiram "não promover qualquer mudança no quadro de funcionários da Câmara Municipal de Sorocaba, até uma nova avaliação do TCE". A avaliação foi apresentada neste mês ao presidente do Legislativo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cancelada a visita do governador eleito, Tarcísio de Freitas, a Sorocaba

Haia Boa Vista apresenta "Praça do Fogo by Alder Lopes", um novo conceito em gastronomia sorocabana

Vacinação de crianças em SP deverá ser concluída só em março, diz governo Doria

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Parte da zona norte terá abastecimento de água interrompido nesta 4ª feira