05 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tribunal de Justiça decide derrubar 542 cargos comissionados na prefeitura de Sorocaba

Foto: SECOM
Postado em: 14/12/2023

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) julgou procedente a ação originada pela denúncia da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que pedia a extinção dos cargos de diretor de área criados pelo prefeito Rodrigo Manga, em representação feita ao Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

 

O prazo para a exoneração de 542 cargos é de 120 dias. Decisão, proferida ontem, foi unânime e os desembargadores acataram a ação direta de inconstitucionalidade (Adin), proposta pela Procuradoria-Geral Justiça. Entre alguns dos cargos a serem extintos estão os de chefe de seção, diretor de área, gestor, supervisor e coordenador, cujos salários variam entre 7 mil e 12 mil reais.

 

Feita no dia 4 de abril deste ano, após a aprovação de uma reforma administrativa que criou funções comissionadas na prefeitura, a representação inicialmente foi recusada pela promotoria local do Ministério Público. Entretanto, ela recorreu ao Conselho Superior do órgão que não apenas aceitou a denúncia, como ampliou o rigor. O Procurador-Geral de Justiça,  Mário Luiz Sarrubbo, aumentou os cargos em comissão que deveriam ser extintos para 542, abarcando desde as nomeações de cargos políticos (de livre provimento), como também diversos cargos comissionados destinados a funcionários de carreira.

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que  “A referida decisão do TJ não dá prazo ao Município para exoneração de cargos comissionados, e sim para a adequação dos mesmos. Caso não seja feita a adequação dos mesmos, daí, sim, poderia levar a uma eventual extinção”. Ainda de acordo com a prefeitura, “O Município já tem conhecimento da decisão e fará as adequações da súmula de atribuição, enviando projeto de lei à Câmara Municipal, assim que houver a publicação”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Sorocaba tem alta em ocorrências de estupro e reduz homicídios, segundo SSP

Casa pega fogo e idosos são retirados de imóvel; veja o vídeo

Novo Terminal Vitória Régia usará água da chuva para limpeza e regar plantas

Polícia procura menina de 11 anos que desapareceu em Piedade

Comissão processante que investiga Crespo define primeiros convocados

TSE retoma julgamento de Bolsonaro por abuso de poder nas eleições