O primeiro novo terminal do Sistema BRT, instalado na Avenida Antonio Silva Saladino, no bairro Vitória Régia, utilizará água da chuva para a limpeza de áreas internas e para a regar as plantas dos jardins. Através da captação da água da chuva para um reservatório de 34 mil litros, a medida economizará este recurso da natureza e poderá ser utilizado na higienização das áreas internas do terminal e para a rega das plantas dos jardins existentes nos espaços.
O reservatório de armazenamento da água de reuso do Terminal Vitória Régia terá capacidade de 34 mil litros. A água coletada poderá ser utilizada sem passar por tratamentos específicos, pois se destina ao uso em situações conhecidas como “limpeza bruta”, ou seja, que não necessitam de processos de purificação.
Transporte coletivo e sustentabilidade
Além do reuso da água,o sistema BRT contará com energia limpa por meio de placas fotovoltaicas para o abastecimento do sistema operacional em sua totalidade. Exceto a frota de veículos, as placas solares fornecerão energia para as unidades administrativas/operacionais e instalações e estruturas fixas, como os terminais de embarque e desembarque, estações e pontos de parada. Essa performance no sistema promoverá eficiência energética, economia e redução de impactos ambientais
O sistema terá uma potência de 1.480,7 kwp (quilowatt-pico), e quando concluído terá capacidade de geração de 1.982 Mwh (megawatt-hora) no primeiro ano e uma redução de 160 toneladas de gás carbônico por ano.