26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Trabalho infantil segue e Crespo apela: não compre produtos em cruzamentos

Postado em: 27/09/2018

Compartilhe esta notícia:

O DEDA QUESTÃO

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Criança e Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Prefeitura de Sorocaba, faz um apelo à sociedade para que não compre produtos vendidos por menores de idade e até mesmo por adultos nos cruzamentos e semáforos de ruas e avenidas da cidade, assim como também não deem esmolas.

Esse pedido, anunciado pela assessoria de comunicação do prefeito Crespo, surgiu no momento em que o prefeito determinou a intensificação de ações de fiscalização e abordagens a crianças que estiverem em situação de trabalho infantil por ruas e avenidas de Sorocaba. A partir dessa abordagem as crianças serão cadastradas, assim como seus familiares e passarão a ser acompanhadas e assistidas por equipes do Centro de Referência e Assistência Social.

A determinação para que a Sias intensifique suas ações sociais envolvendo crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil nas ruas e avenidas da cidade partiu do prefeito Crespo após denúncia feita por um ouvinte, enquanto ele concedia entrevista à rádio Cruzeiro FM, da existência de adolescentes vendendo produtos no cruzamento das avenidas Washington Luiz com Barão de Tatuí, na Zona Sul.

Por incrível que pareça, o prefeito tratou o tema como se fosse uma grande novidade e não fosse de fácil flagrante a presença desses adolescentes e crianças nos semáforos da cidade. O prefeito deixou a rádio indignado e foi até o cruzamento para “resolver o problema”. Um populismo bobo, uma vez que sua equipe há muito sabe do problema.

Para ajudar a família

Num balanço realizado em julho, a Coordenadoria da Criança e Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Prefeitura já havia divulgado que as abordagens realizadas na cidade entre maio e julho identificou 84 crianças em situação de trabalho infantil.

Muitas foram abordadas mais de uma vez, sendo identificada a reincidência no trabalho infantil, mesmo após as orientações e encaminhamentos realizados pela equipe de abordagem social.

Segundo Angélica Lacerda Cardoso, coordenadora da Criança, Adolescente e Juventude, a maioria das crianças estava em cruzamento de ruas e avenidas comercializando produtos.

“Nas abordagens observou-se o fator econômico como agravante, uma vez que 70% (59 crianças de 84 abordadas) relataram às Equipes de Abordagem que ajudam suas famílias financeiramente.”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bombeiros de Sorocaba reforçaram atendimento em acidente que matou 41 pessoas

Agosto Branco chama atenção para o câncer de pulmão

Como o cérebro de quem toma a mesma cerveja reage ao achar que são marcas diferentes

A flor da índia Anahi de Cascatinha e Inhana inspirou o pai da Anai - veja a coluna de Vanderlei Testa

‘Não entrei no governo para servir a um mestre’, diz Moro à revista Time

Taty Polis pega CPI ‘no susto’ ao pedir para adiar depoimento; Iara reclama de atitude