27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

TCE alerta Prefeitura de Sorocaba: situação atual de comprometimento orçamentário

Postado em: 22/04/2019

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aponta que a Prefeitura de Sorocaba se encontra em situação de comprometimento da gestão orçamentária.

O Comunicado GP 11/2019 mostra que a gestão do prefeito José Crespo (DEM) apresenta “insuficiência de receita”, que poderá comprometer o cumprimento das metas de
resultado primário ou nominal.

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o TCE emitiu alerta sobre as análises contábeis dos dados de receita e despesa do primeiro bimestre de 2019, ou seja, referentes aos meses de janeiro e fevereiro. A cidade de Sorocaba foi alertada sobre insuficiência de receita nestes dois meses, “o que é praxe” no primeiro bimestre de qualquer ano, já que a arrecadação “eleva após esse período”.

Como o exercício do orçamento é sempre um ano inteiro, prossegue a Sefaz, a pasta “descarta que haja qualquer prejuízo em relação aos pagamentos ou limites no poder de financiamento a longo prazo”.

A Sefaz diz, ainda, que Sorocaba é classificada como nível “A” na análise da capacidade de pagamento do Governo Federal. “Essa avaliação do Ministério da Fazenda gera um rating da situação fiscal e, na prática, classifica se o município é um ‘bom pagador’. Assim, um ente bem avaliado pelo Tesouro Nacional pode acessar empréstimos com juros mais baixos, por contar com a União como seu garantidor. Tanto é que a Prefeitura de Sorocaba já contabilizou quase R$ 1 bilhão em captação de recursos desde o início da gestão do prefeito José Crespo para investir na infraestrutura do município”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qualidade do sono pode ajudar no combate à covid-19

Petrobras desiste de recorrer em ação e terá que rebatizar campo de Lula

São Paulo amplia quarta dose da vacina de Covid-19 para pessoas acima de 60 anos

Votorantim começa a semana com 19 casos de Covid-19, sendo dois óbitos

Saae orienta sobre uso consciente e economia de água junto das contas de consumo

Estados ignoram ministério e mantêm isolamento social