24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae orienta sobre uso consciente e economia de água junto das contas de consumo

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 08/11/2021

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tem disponibilizado panfletos educativos quanto ao uso consciente e a economia de água no dia a dia junto às contas mensais de consumo. Somente no mês de outubro, 242 mil desses informativos foram entregues nas residências pelos leituristas. O serviço é feito em paralelo àquele que já é realizado de porta em porta nos bairros, pelos agentes educadores ambientais da autarquia, desde o início deste ano (veja abaixo).

 

De forma rotineira, o Saae/Sorocaba vinha orientando a população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio de uma ampla campanha de comunicação. Porém, devido à crise hídrica dos últimos meses em toda região e no país, o trabalho de interação com os usuários também foi intensificado.

 

O novo material distribuído apresenta dicas de economia de água, tais como: jamais deixar a torneira aberta o tempo todo, enquanto realiza atividades rotineiras, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres; procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para, então, fazer a lavagem na máquina e não todos os dias; tomar banhos breves; corrigir situações de torneiras pingando e manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada, entre outras orientações.

 

De porta em porta

 

Em 2021, de janeiro a outubro, o Saae/Sorocaba, por meio de sua equipe de Educação Ambiental, verificou 157 notificações de desperdício de água em residências, incluindo, sobretudo, ocorrências de lavagem de calçada e de carro com mangueira. Nestes casos, os agentes aproveitam para percorrer o bairro em questão e abordar os moradores, por meio de uma conversa franca e didática, com o intuito de orientar sobre o uso consciente da água.

 

“Grande parte dos usuários já demonstra conscientização quanto ao uso da água, porém, mesmo nos dias de hoje, ainda existem pessoas que continuam mantendo hábitos equivocados”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

 

Nessa ação de porta em porta, o material distribuído também apresenta dicas de economia de água e combate ao desperdício. “É importante que cada um faça a sua parte, Poder Público e cidadão, para, juntos, atingirmos o objetivo que é vencer este momento de estiagem”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

 

A autarquia recebe informações relativas às denúncias de desperdício de água e possíveis vazamentos em seus canais de comunicação, que incluem os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224-5800, além do atendimento pelo WhatsApp (15) 98158-0356 e endereço eletrônico: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Olavista vira secretário de Comunicação Institucional do governo Bolsonaro

Câmara dos Deputados analisa prisão de Daniel Silveira nesta sexta

GCM detém três pessoas no Jardim Tulipas por porte de droga e armas

"Boa noite, Cinderela" faz vítimas perderem mais de R$ 40 mil em Sorocaba; polícia faz alerta

Bolsonaro desautoriza ministro da Saúde, fala em traição e diz que não vai comprar vacina chinesa

Conta de Energia não terá alívio e seguirá com bandeira vermelha em setembro, segundo Aneel