27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tarcísio e Caiado viajarão a Israel a convite de Netanyahu depois de embate do país com Lula

Agência Brasil
Postado em: 11/03/2024

Compartilhe esta notícia:

MÔNICA BERGAMO , FOLHAPRESS
 
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), embarcará no dia 18 para Israel. Ele viajará ao país a convite do governo de Benjamin Netanyahu.
 
Outros governadores também foram convidados para visitar o país na mesma comitiva de Tarcísio. Entre eles estão o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que confirmou viagem, e o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
 
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declinou do convite.
Netanyahu enviou ainda uma carta pessoal a Jair Bolsonaro para que ele viaje a Israel.
 
O ex-presidente, no entanto, teve o passaporte apreendido por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e depende da autorização do magistrado para sair do Brasil.
 
A viagem ocorrerá no momento em que as declarações de Lula contra Israel se intensificaram, gerando desgaste para o presidente brasileiro entre eleitores evangélicos que se identificam com o país.
 
O petista repete, sempre que tem oportunidade, que o governo de Netanyahu está promovendo um genocídio de mulheres e crianças na Faixa de Gaza.
 
De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada na semana passada, a queda da avaliação positiva de Lula foi maior entre os evangélicos justamente por causa dessas declarações, e a rejeição a ele neste público chegou a 62%.

O território de Gaza passou a ser bombardeado por Israel depois do atentado do dia 7 de outubro, em que terroristas do grupo Hamas mataram 1.500 israelenses.

Desde então, a diplomacia de Israel se esforça para expor seus argumentos de que a guerra é necessária. E se dedica a criticar Lula, declarando que o presidente brasileiro é "persona non grata" no país.

Em janeiro, entidades brasileiras que defendem Israel financiaram a viagem de magistrados brasileiros ao país.
Entre os convidados estava o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça.

Ministros e desembargadores brasileiros são recebidos pelo presidente do Parlamento de Israel, Amir Ohana, em visita à Casa; eles foram acompanhados pelo presidente-executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst, e pelo vice-presidente da Conib, Luiz Kignel Noam Moskowitz/Knesset Press Office   ****  As críticas a Israel vêm aumentando no plano internacional. Na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Netanhyahu está "prejudicando mais do que ajudando" Israel com a sua postura em Gaza.

Biden afirmou que "ele tem o direito de defender Israel, o direito de continuar perseguindo o Hamas, mas ele precisa prestar mais atenção às vidas inocentes que estão sendo perdidas como consequência das ações tomadas".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM intensifica operações contra bailes em locais sem alvará; autuações crescem

Caixa começa a pagar 9ª e última parcela do auxílio emergencial

Estudo brasileiro: corticoide reduz gravidade de efeitos da covid-19

Bandido é flagrado roubando geladeira de escola municipal em Sorocaba

Sem provas, Bolsonaro associa Lula a narcotráfico em entrevista a TV italiana

Nível de anticorpos contra Covid-19 diminui ‘muito rapidamente’, diz estudo britânico