Sorocabanos celebram o Dia de São Judas Tadeu e aguardam feriado de finados para viajarem
O feriado de Finados na próxima quinta-feira, dia 2 de novembro, possibilita há muitas pessoas, emendar o final de semana e programar alguns dias em viagens. As estradas do Brasil passam a ser o tema das reportagens dos veículos de comunicação que divulgam os congestionamentos e acidentes, como na Rodovia dos Imigrantes, e principalmente, dão as dicas de cuidados com a prevenção dos motoristas em não usarem bebidas alcoólicas. A reflexão no dom da vida neste dia dedicado a reverenciar os mortos, é uma necessidade que se faz presente na população mais jovem, que abusa da liberdade de correr com motos e carros nas estradas.
Nos cemitérios da cidade de Sorocaba, Votorantim e região, os mais próximos dos leitores do artigo, recebem milhares de visitantes. Entes queridos levam flores e orações aos seus saudosos familiares. Nos últimos quinze dias, duas pessoas do nosso relacionamento de família partiram deste planeta Terra. Foi no velório e no cemitério que refleti na vida que o mundo tem como um dom precioso. Eu fui longe ao pensamento sobre a vida, até a guerra na Faixa de Gaza e nas imagens que ilustram as manchetes dos jornais e redes sociais. Crianças, jovens e adultos em condições visuais e de pânico que nos faz sentir impotentes para resolver tamanha brutalidade humana. Incrível como o homem é violento e destruidor. Um pedaço de terra e radicalismo destroem vidas inocentes e as martirizam com as suas armas e brutalidade.
No dia 28 de outubro, sábado, a Igreja Católica celebra o Dia de São Judas Tadeu. O Santuário que leva o nome de seu patrono São Judas, presidido pelo padre Flávio Jorge Miguel Junior acolherá durante todo o dia, centenas de devotos que buscam as graças de seus pedidos. As missas serão celebradas às 7h/10h/12h/15h/19h.
Também na Comunidade de São Judas Tadeu, da paróquia de Nossa Senhora Medianeira, do pároco Washington Ribeiro, terá intensa programação em Sorocaba, com missas às 7h/15h/19h45h. Dia 29 haverá missa e procissão às 17h.
“Santuário é lugar de santidade. Lugar de ser melhor do que somos”, disse o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, no dia 25 de outubro comemorado em homenagem a São Frei Galvão, um sacerdote e santo que também morou em Sorocaba.
O caminho da paz começa valorizando a vida pessoal, com a força do bem comum. Sem preconceitos ou discriminações, os dias atuais que vivemos no final de outubro e começo de novembro, precisam ser repensados e refletidos. Assim, chegaremos ao Natal, em dezembro, com a paz que buscamos na humanidade.
Arte: VT
Vanderlei Testa,escreve no jornal Ipanema (e-mail: artigovanderleitesta@gmail.com)