28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba vai sediar a Copa das Nações de Futsal 2023 no mês de setembro

Foto: Divulgação
Postado em: 21/07/2023

Compartilhe esta notícia:

Brasil, Irã, Paraguai, Colômbia, Arábia e Japão disputarão o torneio internacional, que é um dos principais da modalidade, na Arena Sorocaba.

 

De 12 a 17 de setembro, Sorocaba sediará a Copa das Nações de Futsal 2023, um dos principais torneios mundiais da modalidade. Todas as disputas ocorrerão na Arena Sorocaba, envolvendo seis seleções de alto nível técnico: Brasil, Irã, Paraguai, Colômbia, Arábia e Japão. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (20), em entrevista coletiva, no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, no sexto andar do Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista.

 

As informações são da Secretaria de Comunciação.

 

A competição internacional é realizada pela TFW Marketing Esportivo, agência oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

 

Esse é um evento extremamente importante que acontecerá em nossa cidade. Esperamos um público de cerca de 15 mil pessoas, na Arena Sorocaba, durante toda a competição, movimentando também toda a economia local, com a rede hoteleira, restaurantes e comércio, em um valor de cerca de R$ 5 milhões, evidenciando, ainda mais, o nome da nossa cidade. É um motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Além do prefeito Rodrigo Manga, estavam presentes o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, os secretários municipais Vitor Hugo Tavares (Esporte e Qualidade de Vida), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitana), João Alberto Corrêa Maia (Governo), Marlene Leite (Educação) e Fernanda Burattini (Comunicação), além do CEO da TFW Marketing Esportivo, Fellipe Drommond, também presidente do Magnus Futsal Sorocaba, o preparador físico da Seleção Brasileira, Mauro Sandri, o diretor do Esporte Clube São Bento, Juliano Amorim, o diretor Regional de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, Osni Nogueira, o assessor Regional de Diretoria da Seccional Regional de Sorocaba do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Pedro de Souza, e as crianças do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Secretaria da Educação de Sorocaba.

 

Sorocaba é a 23ª maior economia do país, à frente de grandes capitais; está posicionada entre dois aeroportos internacionais, possui um aparelho de altísssimo nível, como a Arena Sorocaba, uma rede hoteleira, além de ser uma praça muito forte no Futsal, tanto pela equipe do Magnus, quanto pela realização do Cruzeirão (Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul). Toda essa soma, além de todo apoio da Prefeitura de Sorocaba, fez com que a CBF tenha tomado a decisão e escolhido Sorocaba para sediar a Copa das Nações”, afirmou o CEO da TFW Marketing Esportivo, Fellipe Drommond.

 

Segundo os organizadores, há quase 10 anos um evento internacional como esse não ocorria no Estado de São Paulo. O último ocorreu em 2014, em São Bernardo do Campo. “Sorocaba se encontra em um grande momento esportivo e podemos dizer que é a capital nacional do Futsal. Como a CBF disse, a cidade oferece as condições ideais, como aeroportos próximos, hotéis, a Arena Sorocaba, que é um equipamento incrível. Ficamos muito felizes em receber tantas seleções e atletas renomados em nossa cidade”, destacou o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares.

 

A Copa das Nações de Futsal 2023 ainda terá caráter solidário. De acordo com os organizadores, 20% dos ingressos dos jogos serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as pessoas que forem prestigiar a partida e puderem ajudar podem levar um quilo de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba. Todas as doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

 

O evento esportivo também envolverá alunos de escolas municipais, que fazem parte do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Secretaria da Educação de Sorocaba, que busca incentivar a prática de esportes entre alunos da rede. São elas: EM “Prof. Inês Rodrigues Cesarotti”, EM “Prof. Oswaldo de Oliveira”, EM “Oswaldo Duarte”, EM “Prof. Léa Edy Alonso Saliba”, EM “Prof. Maria de Lourdes Ayres de Moraes”, EM “Edward Fru Fru Marciano da Silva”, EM “Prof Walter Carretero”, EM “Dr Achilles de Almeida” e EM “Dr. Hélio Rosa Baldy”. A ideia é promover o encontro entre os atletas das seleções e os alunos, com o objetivo de proporcionar uma rica troca de experiência, mostrando o dia a dia e como é ser um atleta profissional.

 

A Copa das Nações de Futsal 2023 está organizada em dois grupos, com três equipes cada. No grupo 1, estão Brasil, Japão e Arábia Saudita. Já, no grupo 2, Paraguai, Colômbia e Irã. Em cada grupo, as equipes jogam entre si, em rodadas duplas, e os dois melhores avançam à Semifinal e à Final. A Arena Sorocaba está localizada na Rodovia Raposo Tavares, Km 106, s/nº, no Parque Reserva Fazenda Imperial. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas nas redes sociais da CBF: @cbf_futsal_.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adolescente de 16 anos rouba moto, foge da PM, causa acidente e é detido

Prefeitura inicia processo de chamamento de auxiliares de Educação

Urbes assume gestão do Integrabike em Sorocaba; licitação deve ser aberta até dezembro

Prefeitura faz ‘Operação Narguilé’ em 11 estabelecimentos de Sorocaba

Câmara deve votar MP que facilita compra de vacinas contra a covid-19

Prefeitura de Sorocaba adere ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania