A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesu), aderiu ao projeto Bolsa-Formação, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Federal, a iniciativa atende às Guardas Civis Municipais (GCMs) na oferta de cursos de qualificação aos integrantes da Corporação.
As informações são da Secretaria de Comunicação.
As formações, com durações variáveis por curso, serão disponibilizadas pelas secretarias nacionais de Segurança Pública (Senasp) e de Políticas Penais (Senappen), ministradas nas modalidades de ensino a distância (EaD) ou presencial, apresentando temáticas importantes para a área. “Sempre buscamos ofertar aos nossos guardas municipais novas oportunidades de qualificação, que contribuam para o bom desemprenho nas ruas da cidade. Além do crescimento profissional, as qualificações somam às atividades diárias que estão a cargo da GCM”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
Até o fim deste ano, em âmbito nacional, serão disponibilizadas 100 mil bolsas, no valor de R$ 900, cada, para todos os órgãos de segurança pública conveniados com a União, uma remuneração que será concedida enquanto o agente estiver em capacitação, acompanhada de certificado, após a conclusão do curso escolhido pelo participante. Os interessados podem realizar a inscrição até este domingo (5), pelo link: https://abre.ai/pronasci2, para participar da seleção.
Conforme o Comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra, esse procedimento abrange uma ampla variedade de tópicos importantes na área de segurança pública. “Os inscritos poderão contribuir, ainda mais, para a defesa dos direitos e garantias fundamentais, como, por exemplo, a proteção das mulheres e de grupos em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.
“Essas ações fortalecem o compromisso da Secretaria de Segurança Urbana com o Município, refletindo na atuação da Guarda Municipal e na qualidade de seu atendimento. A adesão ao projeto do Pronasci 2 consolida Sorocaba como referência na formação de bons profissionais, aprimorando as operações em equipe e, ainda, a evolução pessoal de cada profissional”, declarou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.