26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá o 1º Seminário do Bambu em setembro

Postado em: 02/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba terá no dia 14 de setembro, das 8h às 17h, o 1º Seminário do Bambu no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O evento gratuito contará com um ciclo de palestras e o lançamento do livro “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”, de autoria do Prof. Dr. Antonio L. Beraldo e do Eng. Civil Luiz Roberto Aleixo. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas de forma on-line pelo link: http://bit.ly/2lWkzCl.

Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar), Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasileira do Bambu (BambuBR), o objetivo do evento é difundir as potencialidades do uso do bambu e os avanços no conhecimento sobre esse grupo vegetal visando fomentar o desenvolvimento da sua produção na região, bem como das tecnologias associadas.

Em março deste ano, o Jardim Botânico ganhou uma coleção viva de exemplares de bambus, com 59 espécies nativas e exóticas importantes, que ficam numa área pública do bairro Quintais do Imperador, e o 1º Seminário do Bambu vai colaborar com o cumprimento de sua missão e objetivos, além de contribuir para o fortalecimento da cultura do bambu na região.

A primeira palestra será sobre “Taxonomia de Poaceae com ênfase em bambus nativos do Brasil”, com a Profª. Ma. Regina Tomoko Shirasuna, do Instituto de Botânica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). Na sequência, o Prof. Dr. Marco A. dos Reis Pereira, coordenador do Laboratório de Experimentação com bambu e do Projeto Bambu da Faculdade de Engenharia de Bauru-FEB/Unesp, vai tratar das “Espécies promissoras de bambus para plantios em áreas de Cerrado”.

Outro tema será “Uso do bambu na culinária”, com a Profª. Dra. Juliana Cortez Barbosa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Experimental de Itapeva. No período da tarde ocorrerão mais duas palestras: “Aplicações alimentícias da farinha de Bambu”, com a Profª. Dra. Maria Teresa Clerici, da Universidade Estadual de Campinas. e “Bambu: tratamento preservante, carvão de bambu e bambucreto”, com Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, professor titular aposentado da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI/ Unicamp).

Para encerrar o seminário, será realizado o lançamento do livro “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”, criado com a apoio da Prefeitura de Sorocaba e colaboração da empresa Guarda Empreendimentos e Participações Ltda.

O público-alvo do seminário inclui universidades e institutos de pesquisa, órgãos de extensão, sindicatos, produtores rurais, indústrias, empresas, organizações não governamentais, voluntários e demais interessados. As inscrições deverão ser feitas até o dia 9 de setembro e as vagas são limitadas. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130.

Sobre o bambu

Há milênios, o bambu é conhecido e utilizado no Oriente para as mais diversas funções: alimento, estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, irrigação, drenos, embarcações, contenção de encostas, entre outras.

Na América, sítios arqueológicos mostram que o bambu é usado há cerca de 5 mil anos. Em países como Equador, Colômbia e Costa Rica, onde a pesquisa e a utilização do bambu já estão bastante avançadas, essa planta é empregada na construção de pontes, paradas de ônibus, praças de pedágio e em programas governamentais de habitações de interesse social adaptadas as mudanças climáticas.

No Brasil, embora existam mais de 250 espécies nativas, muitas delas endêmicas, e mais de 100 espécies exóticas introduzidas, as atividades econômicas relacionadas ao bambu são ainda muito restritas. Esse cenário deve-se a pouca tradição no emprego do bambu como matéria-prima e, também, às lacunas de conhecimento e tecnologias locais que permitam usar tanto as espécies de clima temperado, quanto as espécies tropicais nativas com grande potencial comercial.

Contudo, recentemente, algumas iniciativas têm sido promovidas no país para melhorar esse quadro. Exemplo disso são as ações realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que visam melhorar a produção de conhecimento sobre espécies nativas e exóticas de bambu e suas inúmeras aplicações.

Uma dessas ações foi a elaboração do projeto, firmado em 2011, de Execução das atividades previstas no Memorando de Entendimento entre o MCTIC e o Ministério de Ciência e Tecnologia da República Popular da China (MOST) para cooperação bilateral em ciência e tecnologia na área de desenvolvimento em bambu (PROBAMBU). Parceria que iniciou com o Instituto Agronômico Campinas (IAC), tendo deste como Coordenador e Autoridade Cooperante do lado brasileiro já falecido e honorável pesquisador, Dr. Antonio Fernando Caetano Tombolato e posteriormente coordenado pela Embrapa Acre.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem que torturou e matou o próprio filho é condenado a 33 anos de prisão

Sorocaba receberá investimento de R$ 1 bi em empreendimentos imobiliários com criação de mais 1,2 mil empregos

Jardins e vasos ornamentais podem esconder perigos para os pets

Pandemia faz aumentar profissionais em tecnologia e diminuir em mídia

PM usa arma de choque para imobilizar homem e libertar mulher feita de refém

De carro, evangélicos fazem Marcha para Jesus em SP