04 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá Inspetoria de Operações Especiais (Iope) da Guarda Civil Municipal

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), está viabilizando a criação da Inspetoria de Operações Especiais (Iope) da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto está em fase de planejamento, sendo que equipe da Sesu e o Comando da GCM de Sorocaba estiveram em São Paulo, nesta terça-feira (22), para conhecer mais detalhes de como essa iniciativa já opera na capital paulista.

 

“O Iope é um setor especializado, que dá apoio operacional às atividades de patrulhamento da GCM, intervindo em situações excepcionais e emergenciais. Os integrantes do Iope recebem treinamento diferenciado e sua criação valoriza a função de inspetoria da Guarda”, explica o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, que fez parte da comitiva presente em São Paulo.

 

Na capital paulista, o Iope opera desde 2009, vinculado à Guarda Civil Metropolitana, e engloba também as equipes do Canil dessa Corporação. O grupo, inclusive, quando solicitado, presta apoio às outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil.

 

“Uma opção é ter sedes do Iope em diferentes regiões da cidade e descentralizar o atendimento da Corporação, otimizando o raio de cobertura e agilizando ações estratégicas”, disse o Comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra, também presente na reunião em São Paulo.

 

Segundo o secretário da Sesu, a base da GCM no Parque dos Espanhóis, na Zona Leste, tem condições de abrigar uma unidade do Iope, por exemplo. “Outra unidade do Iope poderá ser integrada à base da GCM que será construída no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste, prevista para incorporar, ainda, o Canil da Guarda e a Ronda Municipal, com espaço adequado, inclusive, para treinamentos das equipes. Estamos analisando todas essas propostas, bem como sua viabilidade”, completou Caixeiro.

 

Mais recursos


Além de visitar a sede da Guarda Civil Metropolitana, os representantes da Sesu e da GCM também foram recebidos pelo Comando da Delegacia-Geral de Polícia e pelo secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Osvaldo Nico.


“Aproveitamos a oportunidade para protocolar pedidos de recursos para serem aplicados em Sorocaba, como, por exemplo, no projeto de Muralha Eletrônica e no incremento de equipamentos para a GCM”, disse o secretário da Sesu, que ainda esteve acompanhado de uma equipe do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Aurélio vota para que Bolsonaro preste depoimento por escrito

Operação contra aglomerações prende 8 e apreende 14 quilos de drogas

GCM prende por tráfico homem procurado por latrocínio

Câmera de monitoramento flagra mulheres furtando calcinhas em loja de São Roque

Último programa eleitoral tem ataque entre presidenciáveis

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.067 para o ano que vem, R$ 22 a mais do que o valor atual