26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Carne bovina em algumas regiões de Sorocaba sofre aumento de até 50% no preço, revela pesquisa

Foto: Fernando Lima
Postado em: 29/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Um material divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, nesta quinta-feira (28), revelou que em um dos açougues da zona norte de Sorocaba, os preços dos cortes bovinos estão custando 50% mais caro, somente neste mês de novembro, após quatro aumentos consecutivos.

 

De acordo com a gerência do açougue, a procura já diminuiu sensivelmente. A estagiária Graciele Barbosa desistiu de comprar contra-filé a R$ 39,90 e optou pelo coxão mole a R$ 32,90. “Mesmo assim fiquei horrorizada com esse valor”, afirma.

 

O economista da subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) dos Metalúrgicos de Sorocaba, Fernando Lima, explica que a carne brasileira é extremamente competitiva no mercado mundial, o que faz o Brasil ser o maior exportador de carne bovina do mundo.

 

Os mercados consumidores de proteína animal são dispostos a comprar a carne brasileira devido ao câmbio que favorece a exportação. “Como a carne é quase uma commoditie, é mais vantajoso e lucrativo para o produtor vender a dólar que em real”, explica o economista.

 

Outro agravante é que os alimentos que estão sendo procurados para substituir a carne também deve sofrer aumento.

 

E o que tem feito o governo

 

Mesmo diante esse ápice inédito da carne, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina Correa das Costas Dias, declarou que a elevação de preços foi por conta de um alta exportação para a China e que essa situação acompanha a defasagem de três anos do preço da carne. Ou seja, o que mais assusta é que o governo nem sequer tem a intenção de criar mecanismos para estimular a venda para o mercado interno e baixar o preço da carne.

 


“A estrutura produtiva do agronegócio, que inclui a pecuária, prefere atender o mercado externo, permitindo que os brasileiros paguem valor mais alto  por aquilo que é produzido no nosso próprio país”, pontua o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, que também preside o Banco de Alimentos de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que ação de Anonymous Brasil ao divulgar dados foi ‘clara intimidação’

Campanha de vacinação contra a gripe começa neste domingo com idosos de 88 anos ou mais em 32 UBSs

No Nordeste, Bolsonaro afaga líder do centrão, inaugura adutora e provoca aglomeração

Prefeitura de Sorocaba divulga agenda de abril dos Ônibus Azul e Rosa

Comércio não essencial volta a fechar as portas em Sorocaba a partir desta segunda

Estudantes pedem novo adiamento do Enem; MEC nega