29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba tem retomada positiva no setor turístico

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 22/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba vem apresentando sinais positivos de retomada também no setor turístico. Após interrupção no segmento, em função da pandemia da Covid-19, eventos sociais, de negócios e entretenimento voltam a movimentar a cidade e impulsionam a economia local.

 

O setor de hotelaria, que, em 2019, antes da pandemia, fechou o ano com mais de 180 mil hospedagens, com taxa de ocupação de 54,06%, apresentou média semelhante a partir de outubro de 2021. Neste ano de 2022, a média já superou em alguns segmentos, como na procura de hospedagem em virtude de eventos sociais.

 

Casamentos, formaturas e encontros similares são exemplos de eventos que estavam com demanda reprimida, durante a pandemia, e que foram reagendados e têm aquecido o mercado da hotelaria no município.

 

O prefeito Rodrigo Manga comemora a alta no setor. “Assim como em diversas categorias, o turismo em Sorocaba segue apresentando um cenário bastante otimista. A consequência disso é a geração de empregos, cada vez mais atrativos para visitas e uma importante retomada econômica na cidade”, destaca.

 

“Tivemos melhora significativa na ocupação dos hotéis, com a retomada gradativa igualmente das viagens corporativas. Também contribuíram para a alta no setor o público de lazer, que vem a Sorocaba para eventos sociais, esportivos e visitar familiares, consequentemente, impulsionando as hospedagens”, explica o vice-presidente do Conselho de Turismo de Sorocaba (Comtur) e gerente-geral de uma rede hoteleira multinacional da cidade, Edmar Thomas.

 

O setor de negócios também é responsável pela chegada de visitantes e turistas a Sorocaba. Por abrigar o aeroporto para cargas e passageiros, que tem o maior polo de manutenção de jatos executivos da América Latina e o segundo do mundo, a cidade recepciona engenheiros, mecânicos, pilotos e colecionadores de aeronaves que, ao aguardarem os serviços, passeiam pelos parques, consomem nos restaurantes e visitam os shoppings.

 

Outro importante fator de atrativo turístico na cidade são os eventos gastronômicos e culturais. “Muitas pessoas que querem visitar parentes e amigos usam como incentivo os eventos realizados na cidade. Tenho conhecidos em Santa Catarina que vierem visitar amigos, mas aproveitaram a oportunidade para desfrutar de um festival de churrasco”, conta o presidente do Comtur, Roberto Matsushima.

 

No quesito turismo regional, Sorocaba tem impulsionado a economia local neste mês de julho com a 41ª Festa Julina Beneficente. Até o momento, cerca de 80 mil pessoas já passaram pelo evento e a expectativa é que esse número ultrapasse as 200 mil. “A população sorocabana está acompanhando uma festa história, que gera emprego e renda, exercita a solidariedade, ajudando às associações, movimenta o mercado local e atrai visitantes de toda região e da capital”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

 

Sorocaba é um local estratégico, que fica a cerca de 80 km de São Paulo. Conta com boa infraestrutura de rodovias, com acesso à cidade, o que permite a recepção de turistas de São Paulo e de outros municípios da região.

 

Conta, ainda, com estrutura de saúde, hospitais e unidades de pronto atendimento, que recebem, inclusive, pacientes de toda região. O município possui, praticamente, 100% de água tratada e coleta de lixo e sistema de transporte público que atende aos quatro cantos da cidade.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, destaca o trabalho desenvolvido no mapeamento e estratégias para otimizar, cada vez mais, os atrativos da cidade. “Depois da elaboração do Inventário Turístico de Sorocaba e da verificação das informações obtidas nas Pesquisas de Demanda Turística, a equipe da Divisão de Turismo da Sedettur também se utilizou da Análise SWOT, com o objetivo de gerar o diagnóstico turístico do município e identificou os pontos fortes de Sorocaba”, pontua. “Isso facilita para que possamos evoluir junto com as demais cidades da região e atrair, cada vez mais, visitantes.”

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Outras gripes mataram mais do que Coronavírus, diz Bolsonaro

Pesquisa comprova eficiência de telas de vidro ou acrílico contra Covid em salas de aula

Shopping em Botucatu permitirá entrada de carros nos corredores para ‘drive-thru’; Estado diz que é ilegal

UNIP recebe CIEE para live “A importância do estudo e da capacitação na conquista do primeiro emprego”

Estreia na cidade de Salto o espetáculo:  O primeiro voo de Ícaro - confira a coluna de José Simões

Enquete para escolher locais das feiras-livres noturnas em Sorocaba se encerra nesta sexta