Pelo quinto mês consecutivo, Sorocaba apresentou desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada. No mês de maio, foram criados 10.102 novos empregos, contra 9.437 demissões, gerando um saldo positivo de 665 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foi publicado na última quinta-feira (29).

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Em relação aos cinco primeiros meses de 2023, foram criados 51.319 empregos ante 47.743 desligamentos, o que representa um saldo positivo acumulado de 3.576 no período. O setor que mais empregou na cidade, no mês de maio deste ano, foi o de Serviços, com 510 vagas; seguido da Construção Civil, com 91; da Indústria, com 46; e do Comércio, com 20 admissões.

 

“Nesta quarta-feira (28), soubemos que, em 12 anos, a população de Sorocaba cresceu 23,3%, segundo o Censo 2022 do IBGE, sendo a cidade do interior do País que mais cresceu em número absoluto. Um dos motivos desse aumento se dá pela migração de pessoas que encontram em Sorocaba um lugar com qualidade de vida e estrutura para viver, em pleno desenvolvimento econômico, com oportunidades de emprego e renda, comércios, serviços, lazer e muito verde”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

 

Ainda em relação ao desempenho de maio no Caged, Sorocaba ficou à frente de várias cidades de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradoras de emprego, tais como: São José dos Campos (302), São José do Rio Preto (161), São Caetano do Sul (136), Ribeirão Preto (-75), Osasco (-166), entre outros.

 

Para o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Anselmo Neto, o cenário econômico de Sorocaba está cada vez mais positivo, com muitas oportunidades aos trabalhadores. “Nossa cidade possui diversos fatores que contribuem para esse crescimento do setor econômico. Além da confiança do empresariado no município e no atual Governo, apostando e investindo na cidade, oferecemos cursos de capacitação profissional totalmente gratuitos, preparando profissionais de qualidade para o mercado de trabalho”, relata o secretário.

 

A Prefeitura de Sorocaba também disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

 

Já, o Mutirão de Empregos Sorocaba, no Parque Tecnológico (PTS), é realizado mensalmente, toda última terça-feira do mês, sendo um facilitador às pessoas que procuram por uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das agências de recrutamento e seleção e do PAT, além de cursos profissionalizantes, tudo isso em um só local.