29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba tem desempenho positivo em geração de empregos pelo oitavo mês consecutivo em 2023

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Pelo oitavo mês consecutivo, Sorocaba apresentou desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada. No mês de agosto, foram gerados 10.689 novos empregos, contra 9.826 demissões, somando um saldo positivo de 863 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta segunda-feira (2).

 

Em relação aos oito primeiros meses de 2023, foram criados 81.993 empregos ante 76.024 desligamentos, o que representa um saldo positivo acumulado de 6.025 no período. O setor que mais empregou na cidade, no mês de agosto deste ano, foi o de Serviços, com 422 vagas; seguido do Comércio, com 203; da Construção Civil, com 131; da Indústria, com 101; e da Agropecuária, com seis admissões.

 

“A economia da cidade registra uma sequência de índices muito positivos, graças a todo o trabalho do Poder Público, em parceria com as associações, instituições e a iniciativa privada, além da garra do povo sorocabano, que não mede esforços quando o assunto é trabalho. Isso tudo se reflete na confiança de empresários vindos de todo o Brasil, que optam para instalar suas empresas no nosso município”, comenta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

 

Ainda em relação ao desempenho de agosto no Caged, Sorocaba ficou à frente de várias cidades de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradoras de empregos, tais como: São Caetano do Sul (830), Santo André (766),  Ribeirão Preto (596), São José do Rio Preto (451), Jundiaí (356),  entre outras.

 

“Trabalhamos incansavelmente para que os programas de políticas públicas da cidade cheguem a todos. Em Sorocaba, disponibilizamos cursos profissionalizantes totalmente gratuitos por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten). Além disso, realizamos, mensalmente, o ‘Mutirão de Empregos’, que já chegou à sua 20ª edição e oferece milhares de vagas de trabalho a cada evento”, relata o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Hudson Pessini.

 

A Prefeitura de Sorocaba também disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

 

Além disso, a nova unidade móvel do PAT atende o morador que está em busca de contratação no mercado de trabalho da mesma forma que ele é atendido no posto fixo do PAT, no Centro, ou em uma das Casas do Cidadão, ampliando, ainda mais, o acesso do sorocabano às oportunidades de emprego. Lá, o munícipe tem acesso a todas as vagas de emprego disponíveis e pode sair com encaminhamento para a vaga, ou seja, já com a entrevista agendada, de forma gratuita.

Por sua vez, o “Mutirão de Empregos Sorocaba”, no Parque Tecnológico (PTS), é realizado mensalmente, toda última terça-feira do mês, sendo um facilitador às pessoas que procuram por uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das agências de recrutamento e seleção e do PAT, além de cursos profissionalizantes, tudo isso em um só local.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Desistir não está entre as opções: prepare-se mentalmente para a segunda fase do ENEM” é tema de live da UNIP desta 5ª

Prefeitura diz a sindicato que representa as merendeiras que processos trabalhistas são prioridade

Covid-19 já matou ao menos 20 candidatos em campanha no país

Nova operação integrada GCM e PM coíbe “pancadões” e pontos de aglomeração nesse domingo

PM realiza blitze de controle de ruído de motocicletas em pontos na Zona Norte de Sorocaba

Lilian Bertin comemora aniversário