Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba tem anunciado para este ano o início das obras do Hospital Veterinário Público

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/08/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba recebeu a confirmação de que, ainda neste ano de 2021, terão início as obras de construção do Hospital Veterinário Público na cidade, em parceria com o Governo do Estado. O anúncio foi feito durante ato realizado na tarde desta segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, como parte do programa estadual “Meu Pet”. A previsão é que o serviço funcione em um imóvel localizado na Zona Norte de Sorocaba, com atendimento já programado para começar em 2022.

 

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, e o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto, participaram da solenidade na capital paulista, presidida pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, que contou também com a presença da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

 

“Trata-se de um sonho antigo dos sorocabanos, que, agora, será uma realidade. Além de estar nos planos da Prefeitura a instalação de um Hospital Municipal na Zona Norte, essa mesma região da cidade vai abrigar o Hospital Veterinário Público, para atender animais de rua, bem como aqueles que vivem com famílias em situação de vulnerabilidade social”, comemorou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Além de Sorocaba, outras cidades paulistas foram contempladas pelo programa do Governo do Estado, que permite a montagem de clínicas veterinárias dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos no interior e litoral de São Paulo.

 

Segundo o Governo do Estado, os municípios foram selecionados de acordo com a capacidade de realizar assistência regional e disponibilização de infraestrutura adequada para comportar esse tipo de serviço. O investimento estadual é de cerca de R$ 5 milhões, por cidade, para construção e aquisição de equipamentos.

 

“É uma alegria participar desse evento. O apoio do prefeito Manga foi fundamental para viabilizar essa parceria com o Governo do Estado. Intermediamos todo esse processo entre as duas esferas, pois acreditamos que o Hospital Veterinário Público beneficiará muito a população de Sorocaba. É uma questão de saúde pública”, disse a deputada estadual Maria Lúcia Amary.

 

Localização e serviços

 

O Hospital Veterinário Público será construído em espaço amplo cedido pela Prefeitura de Sorocaba e contará com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos. “Sugerimos ao Governo do Estado alguns locais, todos na Zona Norte, onde o Hospital Veterinário Público de Sorocaba poderia funcionar. Agora, estamos no aguardo dessa definição. As perspectivas são muito favoráveis”, adiantou o secretário da Sema, Antonio Prieto.

 

Nessa parceira, a Prefeitura fica responsável, ainda, pela contratação de profissionais e pelo custeio das atividades assistenciais quando o hospital estiver em funcionamento. Na unidade, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

 

O prefeito Rodrigo Manga adianta que a gestão do Hospital Veterinário Público será feita por meio de convênio, com a contratação de uma entidade com experiência comprovada para a realização desse trabalho. “Faço questão de agradecer ao governo do Estado e à deputada Maria Lúcia, pelo empenho e toda mobilização para que essa conquista fosse alcançada. Agora, é empenhar todos os esforços para que esse hospital comece a funcionar, o mais brevemente possível”, finaliza o prefeito.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam gravidez

A  XXI Feira do Beco do Inferno retorna na Praça Frei Baraúna com novidades - veja a coluna de José Simões

Carandá e Altos do Ipanema recebem melhorias no pavimento asfáltico

“Governo tenta tirar credibilidade das instituições”; ouça o comentário do Jornal da Ipanema

Prefeitura divulga novos cronogramas dos concursos da Educação

Governo libera consulta para auxílio emergencial 2021