28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba supera média nacional de trabalhadores com carteira assinada

Foto: SECOM
Postado em: 05/10/2023

Compartilhe esta notícia:

São 210.742 trabalhadores registrados em Sorocaba, representando 29,13% da população do município; Entre as 10 cidades mais populosas do Estado de São Paulo, é a 6ª colocada com maior número de pessoas com carteira assinada

 

Mais uma vez, Sorocaba se destaca com sua economia sempre aquecida. Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em estudo realizado pela Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) da Prefeitura de Sorocaba, a cidade conta com 210.742 trabalhadores com carteira assinada, representando 29,13% de toda a população do município. Esse percentual de profissionais registrados na cidade supera a média nacional, que é de 21,59%.

 

As informações são da Secretaria de Comunciação.

 

Além disso, entre as 10 cidades mais populosas do Estado de São Paulo, Sorocaba ocupa o 6º lugar com maior número de empregados com carteira assinada, superando municípios, como Guarulhos (27,61%), Santo André (27,38%), São José dos Campos (27,30%) e Osasco (24,57%).

 

“Os empregos registrados em carteira representam uma parcela importante da população sorocabana, que tem, em seus trabalhos, o sustento de seus lares e a perspectiva de crescimento, com qualificação profissional, nas suas respectivas empresas e organizações. Essa é mais uma ótima notícia em relação ao crescimento econômico da cidade”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

 

Para o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini, esse número significativo é muito importante para Sorocaba. “Essa grande parcela de empregos registrados em carteira é uma ótima notícia para todos nós, sorocabanos. Isso mostra que estamos caminhando bem na economia, com colocação acima da média nacional, graças aos diversos programas de políticas públicas e parcerias com empresas, entidades e organizações da cidade”, destaca.

 

Para contribuir com a geração de empregos no município, a Prefeitura de Sorocaba também disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: empregabrasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

 

Além disso, a nova unidade móvel do PAT atende o morador que está em busca de contratação no mercado de trabalho da mesma forma que ele é atendido no posto fixo do PAT, no Centro, ou em uma das Casas do Cidadão, ampliando, ainda mais, o acesso do sorocabano às oportunidades de emprego. Lá, o munícipe tem acesso a todas as vagas de emprego disponíveis e pode sair com encaminhamento para a vaga, ou seja, já com a entrevista agendada, de forma gratuita.

 

Por sua vez, o “Mutirão de Empregos Sorocaba”, no Parque Tecnológico (PTS), é realizado mensalmente, toda última terça-feira do mês, sendo um facilitador às pessoas que procuram por uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das agências de recrutamento e seleção e do PAT, além de cursos profissionalizantes, tudo isso em um só local.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula tem 54% dos votos válidos no 1º turno, ante 30% de Bolsonaro, mostra Datafolha

Prefeitura firma parceria com Sebrae para criar o maior programa de qualificação empreendedora

Sorocaba não registra novas mortes de Covid-19 nesta segunda-feira

`Cafézinho´ de Jaqueline pode custar até R$ 75 mil; licitação foi aberta durante pandemia

Central do Telecovid inicia atendimento nesta terça-feira em Votorantim

Cadastro para uso do Passe Estudante será on-line a partir de janeiro