27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba reúne cerca de 20 mil pessoas em Ato e Desfile Cívico de 7 de setembro no Paço Municipal

Foto: SECOM
Postado em: 08/09/2023

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba reuniu, na manhã desta quinta-feira (7), perto de 20 mil pessoas em Ato e Desfile Cívico, no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, para celebrar o Dia da Independência (7 de setembro). O ato teve início às 8h e foi seguido do tradicional Desfile comemorativo, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, com a participação de mais de 4 mil integrantes. Autoridades, convidados, representantes da imprensa e um grande público compareceu para prestigiar os eventos, que celebraram os 201 anos de Independência do Brasil. As atividades foram promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e com o apoio de diversas outras secretarias.

 

As informações são da Prefeitura de Sorocaba.

 

Formaram a frente de honra do evento o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião; os secretários de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro; e de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; representando a Marinha do Brasil, o Comandante do Centro Industrial de Aramar, Capitão de Mar e Guerra Luís Cláudio Farina; o Comandante do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, Capitão de Fragata Carlos Magno; representando o Exército Brasileiro, o Comandante da Base de Apoio Regional de Sorocaba, Coronel André Paulo Maurmann; o Chefe do Tiro de Guerra de Sorocaba, Subtenente Maguinaldo Lima Barbosa; representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, do 7º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Tenente-Coronel Sidney Vieira Gomes; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Davi Dutra; o Tenente Erick Andrade, do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, representando o Ten. Coronel Godinho, do 15º Subgrupamento e, representando a Polícia Civil do Estado de São Paulo, o delegado Régis Campos Vieira, delegado de polícia titular do 6º DP, representando a Delegacia Seccional de Polícia do Deinter 7 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do Interior) além dos vereadores Ítalo Moreira e Caio Oliveira. Na frente estendida, estiveram presentes demais secretários municipais e dirigentes de empresas públicas e autarquias.

 

A abertura do Ato Cívico aconteceu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, com a presença de autoridades civis e militares, além da participação especial da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior) e da cantora e servidora pública Alyne Moura, que entoou o Hino Nacional e, na sequência, o Hino da Independência. Houve a participação, ainda, da poeta mirim Ana Cristina, que recitou um poema alusivo à data cívica.

 

“O trabalho que realizamos em nosso município, buscando proporcionar o melhor para a população, é um bom exemplo da liberdade e independência exercidos em nosso município, buscando, sempre, tornar nossa cidade o melhor lugar para se viver”, afirmou o vice-prefeito.

 

O secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, destacou também o papel da cultura nessa trajetória, dando como exemplo a excelência do trabalho da Banda Regimental de Música do CPI-7. “Essa banda, que no próximo ano irá completar 90 anos de existência, exalta, de forma independente  todos os valores da Instituição que representa, a Polícia Militar, demonstrando que a cultura também é uma forma importante de transmitir conhecimento, respeito e bem-estar aos cidadãos”, afirmou o secretário.

 

Durante o Desfile Cívico, que homenageou os 201 anos da Independência, 53 instituições deram mostras da pujança da cidade de Sorocaba. As organizações motorizadas que participaram do desfile foram: CPI-7, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, 5° BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária), Polícia Técnico-Científica de Sorocaba, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, 7° BPMI, 14° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Auto Escola Universo SC, Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo), Amigos Aircooled de Sorocaba, Jeep Clube, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e JCB do Brasil.

 

Também integraram o desfile a pé as seguintes instituições: Banda Regimental de Música do CPI-7, Marinha, Fuzileiros Navais, Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, Tiro de Guerra, Reservistas do Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo de Escoteiro Sorocaba Oeste 211/SP, Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP, Grupo de Escoteiro Tobias de Aguiar 221, Grupo de Escoteiro Terra Rasgada 425/SP, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, Grupo de Escoteiro Santana 191, Grupo de Escoteiro Ipanema, Grupo de Escoteiro Vuturaty 217/SP, Grupo de Escoteiro Rekôy 282/SP, Grupo Escoteiro do Mar Agnes Baden/Powell, Desbravadores e Aventureiros, Guarda Mirim de Sorocaba – Casa do Aprendiz, Associação Crianças de Belém, Oficina de Integração Céu Azul, Casa do Menor de Sorocaba, Colégio Dom Bosco, Grupamento de Bombeiros Mirim, Grupamento de Bombeiros Civil do Brasil, Centro de Educação Pré-Militar (CEPM), E.M. “Matheus Maylasky”, Castelo de Escudeiros Magna Ordem dos Justos Cavaleiros, Capítulo Demolay Nobres Cavaleiros da Sagrada Ordem do Templo, Capítulo Jovens Templários de Sorocaba e Gênesis Piedade (Demolay), Ordem Internacional do Arco-Íris, Liga Sorocabana de Jiu-Jítsu, Viva Dança Sorocaba, Narcóticos Anônimos, Coopereso (Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região), Clube Rotary e Banda Marcial de Salto de Pirapora.

 

Entre os que desfilaram, foram vários os que fizeram questão de portar com satisfação a bandeira do Brasil, entre eles o atleta amador conhecido como Pedrinho Ironman, que há anos participa de eventos esportivos representando com orgulho o município de Sorocaba.

 

Fotos: Renata Giron/Secom

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carro de prefeitura de Itaóca colide no KM 94 da rodovia Raposo Tavares

Nova fase de programa habitacional que atenderá idosos contemplará Sorocaba

Retrospectiva das melhores edições do Show na Praça de 2023 acontece neste sábado

Apesar das mais de 178 mil mortes por Covid no país, Bolsonaro diz que governo agiu bem na pandemia

Coletores cooperados recebem a terceira e última parcela do Auxílio Catador

Moro entrega à PF íntegra de conversa em que Bolsonaro pressiona por troca na corporação