26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba registra menos de 45% de isolamento social nos últimos 10 dias úteis

Arquivo
Postado em: 07/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O índice de isolamento social registrado nos últimos 10 dias úteis em Sorocaba ficou abaixo dos 45% em Sorocaba, de acordo com a medição do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo. Segundo o dado divulgado hoje, o nível registrado nesta quarta-feira (6) foi de 44%. O índice no estado de São Paulo ficou em 47%. 

A média dos últimos 10 dias úteis segue em dado parecido na cidade, com 44,7%. O melhor percentual chegou a 46% em plena quarentena, abaixo dos 50% considerados como índice mínimo aceitável pela Secretaria de Saúde do Estado. A meta do governo é de 70% de isolamento social, índice que Sorocaba nunca atingiu. 

O isolamento social em todo o estado tem mostrado um desempenho ruim. Segundo o governador João Doria, caso a taxa de isolamento no estado não cresça, a retomada das atividades econômicas, prevista para 11 de maio, pode não ocorrer nesta data. Já o médico coordenador do Centro de Contingência da COVID-19 em São Paulo, David Uip, declarou, na rede de notícias CNN, que "não há plano B" de distanciamento social. "Não temos, nem teremos pelos próximos meses uma vacina. Torcemos para que se descubra um remédio efetivo, mas no momento, [o isolamento] é o que temos", alegou.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

Polícia Civil está à procura de criminoso envolvido em morte de metalúrgico

Mesmo com pacto racial, empresas têm 6% de diretores negros

Campanha de vacinação para atualizar a caderneta começa dia 5

Sorocaba Futebol de Amputados pressiona, mas perde por 5 a 3 para o Instituto Só Vida

Derrubado veto a projeto que declara a Feira da Barganha como patrimônio cultural