28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba recebe certificado como “Município Resiliente” do Governo do Estado de São Paulo

Foto: SECOM
Postado em: 26/06/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), via Defesa Civil do Município, conquistou o certificado como “Município Resiliente”, na última quinta-feira (22), em evento solene no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A premiação faz parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que avalia a maturidade da Administração Municipal na gestão de riscos e desastres naturais.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e, representando o município de Sorocaba, estiveram o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Rodrigo Balbinot, o chefe de Seção da Corporação, Ricardo Augusto Armênio, o guarda municipal Jamil Teixeira e os agentes Cinara Alves de Souza Baena e Augusto César Pires Ohri.

 

A campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que contemplou Sorocaba com o certificado de resiliência pela Defesa Civil Estadual, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A gratificação é concedida a partir da aferição realizada com base nos indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do programa Município VerdeAzul, que premiou Sorocaba com 90,5 pontos.

 

“Sorocaba tem sido reconhecida pela boa execução de políticas públicas em diversas áreas. Essa conquista é mais um motivo de orgulho, pois evidencia a dedicação dos nossos agentes no exercício de suas funções essenciais”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

 

O objetivo da campanha é assegurar que as cidades paulistas aprimorem, constantemente, suas ações de redução de riscos, minimizando possíveis crises de maneira inclusiva, segura, resiliente e sustentável até 2030. Esse desenvolvimento contribui diretamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

 

“A honraria é mais um reconhecimento para a nossa cidade, fruto do trabalho sistêmico realizado por toda Corporação, em nome da Prefeitura Municipal. A Defesa Civil vem executando estratégias importantes, que garantem o atendimento efetivo à população sorocabana, 24 horas a postos”, declarou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Sorocaba registra aumento em estupros e reduz homicídios e roubos

Prefeitura e Saae/Sorocaba definem rodízio de água intercalado em toda a cidade a partir de 17 de janeiro

“+Sorocaba”: Urbes altera família de cartões do transporte

Corredor BRT Ipanema e Terminal São Bento começam a operar neste domingo (25)

Urbes diz que transporte especial tem 121 pessoas na fila de espera e ônibus com 17 anos de uso

Isolamento na pandemia tem brigas familiares e fiscais de quarentena